RMBH discute plantio de mudas na sub-bacia do Serra Azul

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemig) e a Prefeitura de Mateus Leme, realiza reunião nesta segunda-feira, dia 20, no distrito de Serra Azul, município de Mateus Leme, para discutir, com a comunidade, o projeto Plantando o Futuro.  Outras duas reuniões estão programadas para os dia 22, em Itaúna, e no dia 30, em Igarapé.

Coordenado pela Codemig, o projeto foi instituído pelo Decreto 46.974 de 2016 e tem a meta de plantar 30 milhões de mudas, recuperar 40 mil nascentes, seis mil hectares de mata ciliar e dois mil hectares de áreas degradadas em todos os 17 territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais, até 2018.

O projeto-piloto desenvolvido pela ARMBH abrange a Sub-bacia do Ribeirão Serra Azul e engloba os municípios de Itaúna, Igarapé e Mateus Leme. Ele prevê o plantio de 250 mil mudas de plantas nativas em áreas de preservação permanente (matas ciliares) nesses três municípios e a colocação de cercas de proteção nas nascentes, abrangendo uma área total de cerca de 150 hectares. A empresa vencedora da licitação para implantação do projeto-piloto na RMBH foi a Fortal Engenharia Ltda. O valor do contrato é de R$ 2,4 milhões.

Projeto “Plantando o Futuro”

A iniciativa abrange 17 Territórios de Desenvolvimento do Estado e busca recuperar 40.000 nascentes, 6.000 hectares de mata ciliar e 2.000 hectares de voçorocas. Nesse sentido, o envolvimento da população no projeto é um dos pontos-chave para a construção de um Estado e um mundo ambientalmente sustentável.

O “Plantando o Futuro’ foi um dos quatro projetos brasileiros selecionados para exposição no Pavilhão das Cidades e Regiões do Programa de Ações Transformadoras (TAP – Transformative Actions Program), na COP-21, 21ª Conferência do Clima, organizada pela ONU, em Paris.

O projeto está alinhado às necessidades ambientais da atualidade, fazendo frente aos desafios impostos pelo aquecimento global e pela escassez hídrica. Também foi pensado para antecipar ações que facilitem o desenvolvimento das futuras gerações, incentivando o reflorestamento e a preservação da natureza por meio de ações de educação ambiental. As prioridades são as nascentes dos rios e seus afluentes, áreas degradadas, matas ciliares e arborização urbana.

As ações do “Plantando o Futuro” estão sendo conduzidas por um grupo de trabalho formado por representantes de secretarias, empresas estaduais e outros órgãos, estabelecendo também um diálogo com parceiros do setor privado, do setor acadêmico, municípios, produtores rurais, ONGs, associações e outras entidades do poder público em âmbito federal, estadual e municipal.

Serviço:

Reunião Projeto Plantando o Futuro