Reunião do ProLagoa integra ações da Semana Nacional do Meio Ambiente

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Gustavo Medeiros, participou, na sexta-feira (7/6), da reunião de trabalho da Rede Ambiental ProLagoa, que integrou as ações da Semana Nacional do Meio Ambiente e foi realizada pela Prefeitura de Ibirité no Centro de Referência da Pessoa Idosa de Sarzedo.

O diretor-geral conduziu o painel de reflexão “Os desafios do ProLagoa enquanto programa intermunicipal” e destacou a importância do programa a nível metropolitano, uma vez que abrange os municípios de Betim, Ibirité e Sarzedo. Também ressaltou a conscientização da população na busca de melhorias para o meio ambiente.

A pauta da reunião contou ainda com o conto lúdico “A história da Lagoa”, por representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Sarzedo e, num segundo momento, os Grupos de Trabalho (GT) do Comitê Institucional do ProLagoa se reuniram para debater as ações já realizadas.

A analista de projetos da Diretoria de Regulação Metropolitana da Agência RMBH, Sílvia Gramiscelli, que faz parte do grupo de trabalho “Planejamento urbano”, apresentou ao seu grupo o que foi desenvolvido em relação à pesquisa e ao filtro de políticas e programas do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH) que poderão ser aplicados no ProLagoa.

Na reunião de sexta-feira, as discussões do grupo de “Planejamento urbano” contaram com a participação do diretor-geral da Agência RMBH e um dos pontos altos foi o tema da regularização fundiária no entorno da Lagoa, sobretudo na área pertencente ao município de Sarzedo.

Participaram da reunião os secretários de Meio Ambiente e de Obras de Sarzedo, Valter Ediraldo de Oliveira, e de Meio Ambiente de Ibirité, Anderson Zacharias Mourão, além de vereadores e representantes da Copasa e da Polícia.