Projeto “RMBH Desenvolve” reúne municípios para tratar de liberdade econômica e atração de investimentos

Reunião realizada na tarde dessa terça-feira (1/6), com os municípios dos vetores Norte e Noroeste.

Dando continuidade à parceria com os municípios metropolitanos no âmbito do projeto “RMBH Desenvolve”, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) realizaram a primeira rodada de reuniões sobre liberdade econômica e atração de investimentos com os municípios dos vetores Sul, Oeste, Leste Sudoeste, Norte e Noroeste.

Encontro realizado na tarde dessa segunda-feira (31/5), com os municípios dos vetores Leste e Sudoeste.

Os encontros ocorreram nos dias 27/5, 31/5 e 1/6, na sede da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), contando com a presença da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, Marília Araújo (Sede), o gerente do Indi, Ivan Pinto, Rafael Augusto (Indi), a prefeita e presidente da Granbel, Ilce Rocha, prefeitos da RMBH e representantes municipais.

O projeto “RMBH Desenvolve” vai promover capacitações e workshops com as equipes técnicas dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com esclarecimento de dúvidas, padronização de procedimentos e concepção de projetos. A ideia é que sejam estimuladas potenciais vocações municipais e também que seja criado um plano que contribua para o desenvolvimento econômico de cada localidade.

Ferramenta “Indi Maps

Durante as reuniões, a equipe técnica detalhou aos gestores municipais o uso da ferramenta “Indi Maps”, que otimiza o processo de busca de imóveis no estado, agilizando os trabalhos de quem quer investir.

Desenvolvido gratuitamente pelo Indi, o portal agrega diversas bases de dados em um banco de imóveis públicos e privados disponíveis para comercialização em Minas Gerais. “Fruto de um extenso trabalho de pesquisa realizado em 2020, nossas equipes utilizaram ferramentas de geoprocessamento para chegar ao resultado final. Foram levantadas informações consideradas relevantes no processo de tomada de decisão de investidores, considerando, principalmente, a expertise da Agência no assunto e os cases de sucesso”, explica o técnico administrativo do Indi, Rafael Augusto.

Liberdade Econômica

Com o objetivo de reduzir a burocracia e os entraves para criação e desenvolvimento dos empreendimentos, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, colocou em prática o programa “Minas Livre para Crescer”. A iniciativa torna o estado mineiro referência na ampliação de diretrizes da Lei de Liberdade Econômica, racionalização e otimização da atividade estatal e facilitação de processos que irão impulsionam negócios, gerando emprego e renda.

Primeira reunião técnica do projeto “RMBH Desenvolve”, na última quinta-feira (27/5). O encontro foi destinado aos municípios dos vetores Sul e Oeste.

Durante os encontros, a técnica da Sede, Marília Araújo, apresentou uma minuta de decreto e demais normativas que estabelecem garantias a livre iniciativa em Minas Gerais de desburocratizar e simplificar procedimentos que afetem o desenvolvimento de empreendimentos.

Próximos passos

Os municípios metropolitanos farão um levantamento de suas respectivas áreas para cadastramento nos programas do Indi que subsidiam atração de investimentos. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico fornece apoio para que os municípios façam adesão ao programa “Minas Livre para Crescer” por meio de decretos municipais de liberdade econômica.

“Desenvolver nossa RMBH é um dos pilares do governo. Que possamos, juntos, fortalecer cada município e desenvolver novas parcerias. Juntos somos melhores e maiores”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.