Projeto que mapeia áreas suscetíveis a desastre natural, da Agência RMBH, é finalista do Prêmio Inova Minas Gerais

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), por meio da Diretoria de Planejamento Metropolitano, é uma das finalistas da 5ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais, na modalidade “Ideias Inovadoras Implementáveis”, com o trabalho “Mapeamento de Áreas de Ameaça de Desastre Natural”.

O projeto de autoria do arquiteto e urbanista, Adalberto Marques, e da engenheira ambiental e sanitarista, Fernanda Lobo, busca demonstrar, considerando principalmente a capacidade operacional reduzida e a falta de recursos humanos dos municípios, a forma mais simples possível de delimitar as áreas de risco, restrição à urbanização e controle especial em função de ameaça de desastre natural, que sirva de subsídio para o planejamento urbano e definição de programas e projetos de conservação, preservação e recuperação de áreas naturais. Além de promover o mapeamento, a intenção é de disponibilizar as informações na plataforma IDE-SISEMA para consulta.

Cerca de 200 projetos foram avaliados por especialistas da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foram selecionados 18 finalistas, sendo seis de cada categoria.

Prêmio Inova

O Prêmio Inova Minas Gerais foi instituído em 2016 (Decreto 46.976 de 04 de abril de 2016) com o intuito de aproximar servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos da gestão governamental.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), o Prêmio Inova Minas Gerais busca estimular a proposição de ideias inovadoras e a implementação de iniciativas de sucesso, que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais, visando à transformação e à melhoria dos serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários.

Neste ano, além dos servidores e agentes públicos estaduais, todo cidadão poderá escolher o melhor projeto nas categorias “Ideias Inovadoras Implementáveis” e “Iniciativas Implementadas de Sucesso – Modalidade Inovação em Processos Organizacionais e Modalidade Inovação em Políticas Públicas”.

A votação acontece entre 19 e 27 de novembro, por meio do site www.cidadao.mg.gov.br ou do aplicativo MG APP, disponível para Android e iOS.

Próximas fases

Após a etapa de votação, em formato virtual, os finalistas deverão apresentar, em até cinco minutos, os pontos de destaque da ideia inovadora ou iniciativa de sucesso para avaliação de Comissão, que é formada por membros do Poder Executivo Estadual e convidados renomados.

Depois das apresentações acontecerá a cerimônia de premiação, quando serão anunciados os vencedores e, posteriormente, haverá a entrega dos troféus. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 4 de dezembro, às 14h30, pelo canal do Youtube Desempenho e Desenvolvimento Seplag – MG.

Passo a passo para votação

Acesse o site https://cidadao.mg.gov.br/ ou faça o download do aplicativo MG App (iOS ou Android).

Faça seu cadastro para login e senha.

Acesse o item: “Votação Prêmio Inova”.

  • Clique em “Conhecer os trabalhos” ou direto em “Votar”.
  • Siga o fluxo para votar em um trabalho de cada categoria e modalidade.
  • Serão ao todo três votos, um para cada categoria.

Para mais informações acesse: www.premioinova.mg.gov.br .