Projeto que integra rede mundial de sustentabilidade é apresentado ao Conselho Deliberativo Metropolitano da RMBH

A segunda reunião deste ano do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH, realizada nesta segunda-feira (7/5), na Cidade Administrativa do Estado, contou com a participação especial da equipe da Faculdade Newton Paiva e do arquiteto e urbanista Cid Blanco Junior, coordenador do Observatório Metropolitano ODS – METRODS, uma iniciativa da Casa Fluminense. Ele explicou que o projeto integra a rede mundial para sustentabilidade e tem o objetivo de trabalhar o ODS 11 (objetivo de desenvolvimento sustentável 11) que prevê regras sustentáveis para as regiões metropolitanas.

Cid justificou a escolha pelo ODS 11 uma vez que 50% da população estão concentrados em regiões metropolitanas. Ele ressaltou que o projeto METRODS visa influenciar políticas públicas e ações da sociedade civil por meio de uma rede de troca de experiências e disponibilização de informações para todos. Ressaltou ainda que os principais objetivos são ampliar o debate, engajar a sociedade civil e promover a transparência de dados, além de identificar e monitorar políticas públicas, metas e volume de recursos financeiros, bem como apoiar, principalmente, os municípios periféricos das regiões metropolitanas.

Cid falou sobre os parceiros do projeto em Minas Gerais, destacando a Faculdade Newton Paiva, Movimento Nossa BH e a Agência de Desenvolvimento da RMBH e destacou a importância de todos os 34 municípios da RMBH indicarem um ponto focal para acompanhar e monitorar a Agenda 2030. Nesse sentido, ficou decidido que o Observatório da Agência RMBH ficará responsável pelo trabalho de escolha desses pontos focais.

Outros assuntos em pauta na reunião foram o andamento do Projeto de Lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH), encaminhado à Assembleia Legislativa; a revisão do decreto e do Regimento Interno que regulamenta o Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH; a avaliação da continuidade do projeto “Implantação de cisternas de saneamento ambiental em comunidades quilombolas e tradicionais e pequenos povoados da RMBH”; e a prestação de conta de 2017 e planejamento de 2018 do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (FDM).

A reunião foi conduzida pela diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Flávia Mourão, ficando a abertura a cargo do secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta.

A próxima reunião do Conselho foi agendada para o dia 11 de junho de 2018.