Programa RMBH Fiscaliza atua em Vespasiano

Foto: ASCOM Prefeitura de Vespasiano

Na manhã desta segunda-feira (17/5) ocorreu mais uma ação do programa RMBH Fiscaliza para vistoriar os ônibus do transporte metropolitano de passageiros na Estação Morro Alto, em Vespasiano.

Estiveram presentes  a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho Pereira, o diretor-presidente da Gestores Prisionais Associados (GPA), Rodrigo Gaiga, o subsecretário de Transportes e Mobilidade do Estado de Minas Gerais, Gabriel Farjado, a prefeita de Vespasiano e presidente da Granbel, Ilce Rocha, o vice-prefeito de Vespasiano, José Wilson, o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Rodrigo Machado de Andrade e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo e das Empresas de Transporte Coletivo.

Foto: ASCOM Seinfra

A operação teve como foco verificar a lotação dos veículos, o cumprimento de horários por parte das empresas e a instrução das operadoras sobre o uso de máscaras além da organização das filas na estação. No local, 43 veículos foram fiscalizados pelos fiscais do DER-MG, Transvesp e militares. Desse total, oito ônibus foram autuados.

“A operação de hoje foi mais um passo no sentido de melhorarmos a qualidade do transporte oferecido aos usuários do transporte metropolitano. A parceria com a Polícia Militar fortaleceu a ação e será importante para que cada vez mais possamos executar melhor nosso papel como órgão regulador”, analisa o subsecretário de Transportes da Seinfra, Gabriel Ribeiro Fajardo.

Na oportunidade, foram entregues às empresas de transporte 32 mil máscaras confeccionadas pelos detentos do Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP) de Ribeirão das Neves. A ação foi promovida pelo Governo de Minas em parceria com o GPA, e contou com o apoio da Prefeitura de Vespasiano no intuito de contribuir com medidas preventivas no combate à pandemia de covid-19. “Esta atitude é uma maneira de expressar o respeito, o carinho e o compromisso de preservação da vida”, disse a prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha.

Foto: ASCOM Prefeitura de Vespasiano

O programa RMBH Fiscaliza nasceu da parceria entre Agência RMBH, Seinfra e municípios, para ampliar a fiscalização no transporte público na Grande BH. A fiscalização conjunta conta com a adesão de 17 cidades e, além de Vespasiano, já realizou ações em Contagem e Nova Lima.

A proposta é que haja cooperação mútua entre o Estado e os municípios metropolitanos, para que as soluções sejam buscadas de forma conjunta e o objetivo final seja ofertar um serviço de melhor qualidade à população que utiliza os ônibus diariamente.

“O transporte intermunicipal é uma função pública de interesse comum complexa, que demanda convergência e alinhamento entre vários atores e está inserida entre as temáticas de atuação da Agência RMBH. Essa proposta de parceria entre a entidade, a Seinfra, o DER e municípios metropolitanos é indispensável para tratamento adequado da política, em especial, em tempos de pandemia”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

1 comentário em “Programa RMBH Fiscaliza atua em Vespasiano

1. Patricia Responder