Programa RMBH Fiscaliza atua em Contagem

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Agência RMBH – em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e a Prefeitura de Contagem realizaram, na manhã desta segunda-feira (26/4), a primeira ação do Programa RMBH Fiscaliza.

As equipes de fiscais do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon) fiscalizaram ônibus municipais e metropolitanos na Avenida João César de Oliveira para verificar se as medidas para combate à pandemia de covid-19 estão sendo cumpridas pelas empresas de transporte.

A operação avalia normas como respeito às condições de segurança, conforto e higiene dentro dos ônibus e conformidade com os limites de lotação determinados pelo Comitê Extraordinário Covid-19. A expectativa é que, com a união de esforços dos gestores públicos proposta pelo programa, as medidas sanitárias no transporte metropolitano sejam reforçadas, preservando a saúde dos usuários e incentivando aos concessionários melhorarem a qualidade na prestação do serviço.

Ações

“A operação conjunta com Contagem é a primeira de uma série de ações contidas no Programa RMBH Fiscaliza. O objetivo é que Estado e municípios possam conjugar esforços em prol da melhoria do transporte coletivo para o usuário, especialmente em tempos de pandemia. O descumprimento das normas não pode ocorrer. É ela que faz com que as linhas saiam lotadas, tendo em vista a diminuição de oferta”, analisa o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

A prefeita de Contagem, Marília Campos reforça a importância da ação. “Será uma soma de esforços entre o governo estadual e as cidades metropolitanas para oferecer segurança a motoristas e usuários neste período de pandemia. Ficou muito evidente para nós a importância da fiscalização do transporte coletivo, da necessária integração, do planejamento, da articulação operacional do sistema de transporte público. Esta ação vai garantir a qualidade do transporte coletivo estadual, não somente para este momento, mas também em outros”, diz.

Até o momento, 13 municípios da Grande BH já aderiram ao protocolo proposto pelo programa RMBH Fiscaliza. Outros municípios devem assinar convênio com o Estado nas próximas semanas para iniciarem as operações de fiscalização em parceria com o DER-MG.

Fonte: Agência Minas.
Disponível
em: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/programa-rmbh-fiscaliza-atua-em-contagem

1 comentário em “Programa RMBH Fiscaliza atua em Contagem

  1. Romero Antônio Responder

    Acho ótimo essa iniciativa pois é uma luta para irmos trabalhar e voltar pra casa ,pois não se tem comprometimento nem um pelas empresas em prol dos usuários,pena que essas fiscalização não chegou a linha 1321 que atende os usuários da região hospitalar do Vila da Serra ,hospitais tal qual Biocor,Oncoob,Vila da Serra e hospital dos Olhos ,assim como os pontos de comércio,com isso fica prejudicados os trabalhadores que prestam seus serviços naquela região ,pessoas plantonistas que trabalham de segunda a segunda ,noite e dia ,essa linha 1321 não tem respiro algum ,esta reduzindo as viagens na hora do pico ,ha um ano não fazem viagens nos feriados e domingos ,como se os usuários não trabalham nesses dias ,vocês os idealizadores dessa fiscalização podia nos ajudar nessa situação tão complicada pra todos nós,eu por exemplo tenho q usar três linhas para chegar ate meu trabalho e da mesma forma até minha casa ao ir embora ,vou explicar como faço, saio do meu bairro na linha que me atende isso em Betim, desço na Praça da Cemig ,utilizo a primeira linha que passar ,desço na Praça da Vilma e subo a pé até o anel Rodoviário pra utilizar uma terceira linha como 4925 ,5020 ,4030 ,ou circular 10 com isso o custo acaba saindo do meu orçamento essa peleja é ida e volta para o trabalho e casa ,peço a vocês que nos ajudem .
    ROMERO ANTÔNIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *