Programa RMBH Fiscaliza atua em Caeté

Na manhã dessa sexta-feira (17/12), ocorreu mais uma ação do programa RMBH Fiscaliza para vistoriar os ônibus intermunicipais em Caeté.

A equipe de fiscais do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Secretaria Municipal de Defesa Social fiscalizaram os ônibus metropolitanos que circulam no município para verificar o cumprimento dos quadros de horários determinados nos sites do DER e Seinfra; condições de segurança, conforto e higiene dentro dos ônibus; e se estão sendo cumpridos, inclusive nos pontos de desembarque ao longo dos percursos, os limites de lotação determinados pelo Comitê COVID.

Estiveram presentes a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, o prefeito Lucas Coelho, o vice-prefeito Alberto Pires, o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, a gerente de Apoio à Gestão Territorial, Ananda Camargo, os vereadores Fernando Almeida, Diêmerson Porto, Jhonata Jr. e Reinaldo Bacana, e secretários do município.

Na ocasião, a equipe técnica do DER constatou irregularidades nos veículos que foram autuados. Dentre elas, elevadores com defeito, pneus carecas, farol queimado, escotilha quebrada e até um veículo com o certificado preliminar de tacógrafo vencido.

RMBH Fiscaliza

O programa RMBH Fiscaliza nasceu da parceria entre Agência RMBH, Secretaria de infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e municípios, para ampliar a fiscalização no transporte público na Grande BH. A proposta é que haja cooperação mútua entre o Estado e os municípios metropolitanos, para que as soluções sejam buscadas de forma conjunta e o objetivo final seja ofertar um serviço de melhor qualidade à população que utiliza os ônibus diariamente.

“O transporte intermunicipal é uma função pública de interesse comum complexa, que demanda convergência e alinhamento entre vários atores e está inserida entre as temáticas de atuação da Agência RMBH. Essa proposta de parceria entre a entidade, a Seinfra, o DER e municípios metropolitanos é indispensável para tratamento adequado da política, em especial, em tempos de pandemia”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

Fotos: ASCOM Prefeitura de Caeté