Abertas inscrições para evento sobre o Sistema Participativo de Garantia de produção de alimentos orgânicos

O programa “Conexão Metropolitana” da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte está com inscrições abertas para mais um importante evento: o workshop “Sistema Participativo de Garantia: Alimentos Saudáveis e Construção Social de Mercados na RMBH”, que será realizado no dia 5 de setembro de 2019, no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), em Belo Horizonte.

O Sistema Participativo de Garantia (SPG) é um mecanismo que permite garantir a qualidade da produção orgânica e agroecológica através de grupos de agricultores juntamente com outros atores sociais locais, tendo como princípio o controle e a responsabilidade social.

O objetivo do workshop é oferecer uma visão geral do SPG enquanto instrumento legal e enquanto processo construtivo na RMBH e, também, capacitar os participantes no que diz respeito ao processo de certificação de produtos, além de fomentar a implantação do SPG na RMBH, processo já em desenvolvimento, de modo a melhorar a inserção de produtos orgânicos no mercado, agregar maior valor à produção e gerar aprendizado mútuo entre os agricultores.

É destinado a produtores que desejam se inserir no mercado de orgânicos e, também, aos funcionários das prefeituras municipais que possam dar suporte aos produtores na área administrativa, na articulação e na criação de associações.

O evento é fruto do protocolo de intenções assinado pela Agência RMBH, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Emater, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – e outras onze prefeituras da RMBH, visando o estabelecimento de cooperação institucional para o fortalecimento da agroecologia na região metropolitana, Colar e entorno de Belo Horizonte e a implantação do SPG.

Programa

O programa “Conexão Metropolitana” foi criado pela Agência RMBH para se tornar um espaço de interação permanente entre o setor público, a sociedade civil e a iniciativa privada na busca de soluções para problemas comuns nos municípios da RMBH e Colar Metropolitano, por meio de workshops, debates, seminários, oficinas e afins.

Para se inscrever, clique aqui.

Serviço

Data: 5 de setembro de 2019

Local: Auditório da Emater

Av. Raja Gabaglia, 1626 – Gutierrez, Belo Horizonte – MG.

Inscrições: clique aqui