Programa “Agência RMBH no seu Município” visita Ibirité

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) dá continuidade ao projeto “Agência RMBH no seu Município”. O objetivo consiste em entender e auxiliar, de forma adjunta, as demandas estruturais dos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) bem como os 16 municípios que abrangem o Colar Metropolitano.

A segunda visitação do programa ocorreu na última segunda-feira (09/02) e contemplou o município de Ibirité. O prefeito, Willian Parreira Duarte, recebeu a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, e a chefe do Núcleo de Assessoramento Técnico Especial (NATE), Gabrielle Sperandio.

As representantes da Agência RMBH compreenderam as demandas locais de planejamento urbano e fortaleceram o apoio frente à situação decorrente das fortes chuvas no município.

Ibirité tem trabalhado para viabilizar a elaboração do Plano Diretor Municipal e segue com outros projetos, como a Regularização Fundiária de núcleos urbanos informais. Agora, no contexto de mobilização para o enfrentamento das consequências das chuvas, a Agência RMBH assume o papel de interlocução junto a outros órgãos do Estado no apoio ao Município.

Ibirité, que tem cerca de 180 mil habitantes, foi um dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) mais castigado pelas chuvas. Em 24 de janeiro, o município decretou estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência. No fim de janeiro, o prefeito de Ibirité, William Parreira, esteve presente na reunião de apoio às cidades atingidas pelas chuvas, e pediu auxílio ao presidente Bolsonaro e o governador Romeu Zema.

Na foto em destaque (da esquerda para a direita): a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, o prefeito de Ibirité, Willian Parreira, e a chefe do NATE, Gabrielle Sperandio.