Primeira criança vacinada em Minas tem dez anos e mora em Vespasiano, na RMBH

Governador acompanhou na cidade a imunização de Miguel e outros nove meninos e meninas; Previsão é que todos municípios  recebam doses até segunda-feira (17/1)

Miguel Bittencourt, de dez anos, demonstrou estar bastante animado para a vacinação. Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, o médico  Fábio Baccheretti, acompanharam, na tarde de sexta-feira (14/1), o início da imunização contra a covid-19 de crianças com idades entre 5 e 11 anos em Minas Gerais. Foram vacinadas dez crianças de Vespasiano, que possuem diferentes comorbidades e deficiência permanente.

A primeira criança que tomou a vacina foi Miguel Bittencourt, de dez anos. O menino, que possui autismo, demonstrava estar bastante animado. Sua mãe, Deusmara Andrade, disse que ela e o filho estavam contando os minutos para a imunização. “Estou me sentindo muito feliz. A vacinação é indispensável para reduzir a transmissão. Eu não tive dúvidas sobre trazer o meu filho”,  declarou.

Com a segunda maior população infantil do Brasil, Minas recebeu, na manhã de sexta, 110 mil doses da Pfizer/Comirnaty – Pediátrica. A distribuição para as Unidades Regionais de Saúde começou no início da tarde, permitindo que algumas cidades já começassem a vacinação  A previsão é a de que até a segunda-feira (17/1) todas as regionais já tenham recebido os imunizantes.

O governador relembrou como a vacinação está refletindo nos índices de ocupação hospitalar e contribuindo para o enfrentamento da pandemia. “É uma satisfação muito grande estarmos indo para mais essa etapa da imunização, pois cada vez fica mais comprovado que a imunização é a solução para a pandemia. Faço um apelo aos pais para que não deixem de levar as crianças para vacinar”, afirmou.

Alívio e esperança

Fernanda Duarte, mãe da Gabriela, de nove anos e com síndrome de Down, também festejou a oportunidade de a filha ser imunizada e retomar o convívio social. “Eu vou ficar muito mais aliviada de saber que ela está protegida. Meu coração de mãe está transbordando de alegria”.

A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é que o primeiro lote permita a vacinação de quase 6% das crianças de Minas Gerais. A chegada de uma nova remessa é esperada para segunda-feira. “Até março, Minas deve receber 1,8 milhão de doses para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos”, informou o secretário Fábio Baccheretti.

Fonte: Agência Minas