Prêmio Cidadania Metropolitana 2017

Foram 51 inscrições, sendo 48 finalistas submetidos à votação popular pela internet, no período de 09 a 19 de novembro de 2017. Total de eleitores: 6.856

 

1º lugar :Festival Igarapé Sabor

Promovido pela Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (ASMECI), com o apoio da Prefeitura Municipal e Governo do Estado, terá sua segunda edição em 2018. Tem o intuito de fomentar as atividades de culinária do município, por meio das famílias e suas tradições a partir dos saberes culinárias das cozinheiras da região. Envolve desde pequenas hortas de verduras em quintais a produtores fora dos limites da cidade, atingindo cidades, distritos e povoados vizinhos. 

2º lugar :Associação Asa e Amigos da Serra

Cuida de animais silvestres apreendidos pela polícia, vítimas do tráfico, de maus tratos, com graves problemas de saúde, abandonados, aleijados ou mutilados em consequência da crueldade humana. Além disso, utiliza esses animais para educação ambiental, em todo o território da RMBH.

3º lugar: Instituto Direito na Escola

Iniciou suas atividades com um grupo voluntário de professores de Direito, com o propósito de inserir a disciplina “Noções de Direito” no ensino fundamental e médio. Realiza encontros presenciais em escolas. As aulas são conduzidas por professores capacitados pelo projeto. Produz o próprio material didático.

4º lugar – Projeto UNI-BH/Bacia do Cercadinho

O projeto envolve estudantes extensionistas e comunidade no monitorameto da sub-bacia hidrográfica do córrego Cercadinho, com o uso de metodologias quantitativas e análise físico-química da água. Promove mobilização social, cursos,palestras e outras ações em parceria com associação de moradores e com o subcomitê de bacia Arrudas/Rio dasVelhas.

5º lugar – ONG Abrace a Serra da Moeda

Criada em 2008 com o objetivo de defender e proteger o patrimônio natural, histórico, cultural e hídrico da Serra da Moeda. Realiza um “abraço” anual com o objeto de chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a importância de preservar os mananciais localizados no Sinclinal Moeda, divisor natural das bacias do Rio das Velhas e do Rio Paraopeba, em cujo subsolo se encontra o aquífero Cauê.

6º lugar:Newton Paiva – Projeto recuperação e área de proteção de caverna no município de Baldim

O projeto envolveu professores, estudantes e comunidade, com o objetivo de preservar uma caverna de importância histórica, por ter sido visitada por Peter Lund em meados do século XIX. No local foram plantadas mais de 300 mudas de espécies arbóreas nativas do cerrado local, onde se pretende criar uma unidade de conservação para garantir sua preservação para as futuras gerações.

7º lugar: CEFET –Projeto Agroecologia e SoFIA na Cabana Pai Tomás

Promove e fomenta a agroecologia como manifestação política e ambiental em um território histórico para Belo Horizonte e região: a Cabana do Pai Tomás. Estimula a criação de hortas comunitárias e promove cursos de extensão de agroecologia e a prática de técnicas de plantio sustentáveis com a comunidade.

8º lugar :Sociedade Mineira Protetora dos Animais

Fundada em 1925, atua na promoção do controle populacional ético e no tratamento digno aos animais abandonados, além de cuidados veterinários e encaminhamento a lares por meio de adoções. Promove feiras frequentes e regulares de adoção, além de manter uma rede social ativa para esclarecer dúvidas orientar sobe socorro a animais em perigo de vida.

9º lugar: Recoa – Rede Comunitária em Ação

Criada em 2013, com a participação de 12 associações comunitárias e Ongs ambientais do Município de Pedro Leopoldo que tem como objetivo fortalecer as organizações de base participantes e trabalhar com a conscientização e preservação ambiental. Um de seus projetos são os “Muros Inteligentes”: são instalações com aberturas para o descarte de três tipos de lixo seco – papel, metal e plástico –, os quais são direcionados a um container para o armazenamento do material, que, posteriormente, será reciclado pela ASCAPEL – Associação dos Catadores de Papeis de Pedro Leopoldo.

10º lugar: Fundação José Fernandes de Araújo

Criada há 37, tem o objetivo de conceder bolsas de estudos para o ensino superior a estudantes carentes, já tendo concedido mais de 7 mil benefícios. O processo de seleção leva em consideração o desempenho acadêmico e a carência econômica comprovada. A inclusão social pela educação produz impactos positivos em diversas comunidades da região.