Base Cartográfica Digital

A Base Cartográfica Digital da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi desenvolvida a partir do levantamento dos dados de mobilidade na fase de diagnóstico do Plano de Mobilidade da RMBH. Vale ressaltar que os dados apresentados no mapa online e nos arquivos disponíveis para download são conforme projetos, planejamentos e propostas existentes em diversos órgãos e instituições da RMBH, portanto, não são ainda, resultados do Plano de Mobilidade.

As informações disponíveis sobre a infraestrutura viária, como projetos existentes e/ou planejados, e sobre o sistema de transporte municipal e metropolitano na RMBH, bem como valor das tarifas, terminais, estações, entre outros, podem ser vistas no mapa online a seguir, de forma instantânea, e também podem ser obtidas através de download, em formato shape, nas abas abaixo.

MAPA ONLINE

O mapa online está dividido em camadas conforme descrito a seguir.

• Municípios
  • Linhas Municipais
  • Transporte Metropolitano
  • Transporte Planejado
  • Intervenções Cadastradas
  • Rotas Cicloviárias

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

Os arquivos para download, em formato shape, estão divididos em dois temas (Infraestrutura e Sistema de Transportes) conforme descrito e explicado a seguir.

• Sistema Viário

Arquivo geográfico cadastral dos links da rede viária atual da RMBH (cada linha representa um quarteirão ou trecho de via), contendo como atributos as principais características geométricas e operacionais da via necessárias a simulação de tráfego.

• Intervenções Cadastradas

Arquivo geográfico cadastral contendo a referência espacial de cada intervenção viária proposta na RMBH. Nos atributos de cada link contêm as informações referentes ao tipo, origem e status do projeto.

• Estruturas Acessórias

Arquivos Geográficos contendo a referência espacial de cada estrutura do sistema de transporte. Os atributos são referentes ao modal e ao tipo de estrutura: PED (Pontos de Embarque e Desembarque), terminais, estações e rodoviárias.

• Rotas Cicloviárias

Cadastro geográfico da infraestrutura cicloviária atual, planejada e proposta, contendo informações a respeito do tipo de infraestrutura, local de implantação e origem da proposta.

Sistema de Transportes

• Transportes Existentes

Arquivos Geográficos do sistema de transporte por ônibus (municipal e metropolitano) e ferroviário com informações de tarifa, trajeto, tipo de sistema, modo, área de atuação, operador, etc.

• Transportes Planejados

Arquivos Geográficos contendo o levantamento de todos os projetos existentes separados pelos atributos de modo, tipo de sistema, área de atuação e a fonte de origem do projeto.

• Municípios

Informações sobre tarifa, existência de sistema municipal de transporte, Rede Integrada de Transporte (RIT) de cada um dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.