Plano de gestão de resíduos metropolitano norteia artigo apresentado em Campinas

O Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos com foco em Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e Resíduos da Construção Civil e Volumosos (RCCV), desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da RMBH, norteou um artigo que foi apresentado no 47º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), realizado em Campinas-SP, entre os dias 19 e 22 de junho.

O artigo é fundamentado no plano e visa disseminar informações e demonstrar futuras soluções integradas para a gestão de RSS e RCCV passíveis de serem adotadas em uma região com características similares às estudadas. Ele foi submetido à aprovação da Assemae, que o selecionou para ser apresentado no congresso. Para acessá-lo, clique aqui.

A autoria do artigo é de três servidores da Agência RMBH, Fernando Brenner, Raquel Amorim e Gustavo Medeiros, responsável pela apresentação em Campinas.

O Congresso

O Congresso Nacional de Saneamento da Assemae é considerado o maior encontro anual do setor no Brasil. Um dos seus principais atrativos é a apresentação de trabalhos técnico-científicos com a finalidade de promover a troca de experiências e de informações entre os serviços municipais de saneamento básico e os pesquisadores do setor.

Os trabalhos podem abordar uma diversidade de temas conjunturais do saneamento básico, a exemplo de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana, eficiência energética, educação ambiental, redução de perdas de água ou gestão integrada de resíduos sólidos.