Nova Lima realiza audiência pública de lançamento da revisão do Plano Diretor Municipal

O município de Nova Lima realizou, na noite de ontem (30/9), a audiência pública de lançamento da revisão do Plano Diretor Municipal. O evento ocorreu no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, com transmissão on-line pelo canal da prefeitura no YouTube. Além de representantes da sociedade civil e dos Poderes Executivo e Legislativo, estiveram presentes o presidente da Fundação Gorceix, Cristovam de Oliveira, e a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

A revisão do Plano Diretor de Nova Lima será feita em quatro etapas: Planejamento e Abertura dos Trabalhos; Diagnóstico Municipal; Diretrizes e Propostas; Minutas e Anteprojetos de Lei.

De acordo com a administração municipal, a primeira fase do projeto contemplará o planejamento das ações a serem executadas ao longo do tempo e tem como finalidade a elaboração de um Plano de Trabalho, que irá detalhar todas as principais atividades a serem desenvolvidas, bem como estabelecer um cronograma de acompanhamento e avaliação do projeto.

Vale ressaltar que uma consultoria especializada com a Fundação Gorceix foi contratada para conduzir esta revisão. Após a conclusão da primeira audiência pública, a Agência RMBH participará do processo fornecendo apoio técnico ao município para que as questões metropolitanas sejam incorporadas ao Plano Diretor de Nova Lima.

O Plano Diretor é um instrumento básico da política de expansão urbana que orienta o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal. É com ele que a população pode entender melhor as áreas do município que serão utilizadas, por exemplo, para preservação ambiental e instalação de empreendimentos e indústrias.

Ele deve ser revisto pelo menos a cada 10 anos e, em Nova Lima, está vigente o Plano Diretor aprovado em 2007. Para a revisão e ajustes, serão considerados vários aspectos, que têm implicações na estrutura e no desenvolvimento urbano.

O vídeo para conferir a audiência pública em Nova Lima está disponível, clicando aqui.