Nova Lima assina pacto de redução de carbono e fomenta pauta climática na RMBH

A Prefeitura de Nova Lima assinou, nessa sexta-feira (3/12), no Centro de Educação Ambiental, a filiação junto à organização internacional Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, assumindo o compromisso de entrar na luta para zerar gases de efeito estufa. Estiveram presentes representantes do Governo Municipal, Estadual e da embaixada do Reino Unido.

O Iclei é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma entidade que reúne mais de 2.500 integrantes, sendo 88 da América do Sul, como as cidades de São Paulo, Salvador, Buenos Aires (Argentina) e Quito (Equador), além de outras cidades, como Roma (Itália), Malmo (Suécia) e Montpellier (França).

Por meio da assinatura, o município aderiu ao Race to Zero, campanha global que tem objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau.

O prefeito João Marcelo recordou as últimas iniciativas do Governo Municipal no sentido de promover a diversificação econômica de Nova Lima, pautada nos valores ambientais, e ressaltou que serão empreendidos mais esforços para que a cidade seja protagonista no tema. “Neste ano, por exemplo, tivemos oportunidade de captar uma startup da Califórnia, com alta previsão de investimentos na produção de baterias e veículos elétricos. É nisso que nós acreditamos. A luta contra os impactos climáticos será vencida por todos, municípios, estados e demais lideranças. E nós estamos nos filiando ao Iclei, querendo ser protagonistas.”

Lucas Brown, cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, reconheceu o destaque de Nova Lima quanto à pauta climática e colocou a legação à disposição do Governo Municipal para apoiar as tratativas ambientais. “Nova Lima pode contar com o Governo Britânico, por meio do consulado em Minas Gerais, para que nós possamos ter, ainda mais, um desenvolvimento econômico sustentável nesta cidade especial”, pontuou.

Para Mila Corrêa da Costa, diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, a cidade tem potencial ambiental diferenciado. “As lutas ambientas em Nova Lima são mais aguerridas do que em muitos locais da região metropolitana. A cidade está se filiando ao Iclei no momento mais adequado, uma vez que vai começar agora a fazer a revisão do Plano Diretor”, ressaltou.

Encontro Anual de Associados

Em 2022, Nova Lima sediará o Primeiro Encontro Anual de Associados do Iclei em Minas Gerais, reunião entre governos locais associados ao Iclei, universidades, setor privado e organizações do terceiro setor, com o objetivo de apresentar as tendências internacionais mais atuais de desenvolvimento urbano sustentável.

Fonte: ASCOM Nova Lima