Nova Agenda Urbana e Patrimônio Hídrico são destaques da VI Conferência Metropolitana

Sob o lema “Consolidando a integração metropolitana” e tema central a “Nova Agenda Urbana” (NAU), acontece na próxima semana, nos dias 21 e 22 de novembro, a VI Conferência Metropolitana da RMBH, do Governo de Minas, que será realizada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha, em Belo Horizonte. A conferência é aberta a toda a população e vai reunir diversos especialistas para discutir e opinar sobre assuntos importantes para a gestão e o desenvolvimento metropolitano.

No primeiro dia da Conferência (21/11), após a abertura solene às 13h30, a programação vai incluir o lançamento do Plano de Mobilidade da RMBH, a palestra magna sobre a “Nova Agenda Urbana e Regiões Metropolitanas”, pela professora Rita Velloso, da UFMG, e a entrega dos prêmios “Selo de Integração Metropolitana” e “Cidadania Metropolitana” aos municípios e entidades sociais que se destacaram por desenvolver ações de conscientização e estímulo à integração metropolitana.

Nesse dia, também será realizada a Pré-Conferência da Sociedade Civil para eleger os representantes dos municípios que vão participar, na quarta-feira, da eleição dos delegados para representá-la no Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano, por um mandato de dois anos.

No dia 22, a conferência terá início às 9h30 com o Balanço Geral da Gestão Metropolitana pela diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão, e uma palestra do professor Nilo Oliveira, da UFMG, sobre o patrimônio hídrico da RMBH,  além de exposições sobre o programa “Energia para Todos” e “Fórum Mundial da Água”. Na parte da tarde, serão realizadas as cinco oficinas: Trama Verde-Azul, Instrumentos de Ordenamento Territorial, Plano de Mobilidade da RMBH, Agriculturas na RMBH e Habitação de Interesse Social.

Ao final do dia, será realizada a eleição e a apresentação dos delegados eleitos pela Sociedade Civil para o Conselho Deliberativo Metropolitano.

Para mais informações e inscrições para a conferência basta acessar o endereço eletrônico www.metropolitana.mg.gov.br .