Municípios da RMBH e Colar Metropolitano em evidência na etapa estadual do 2º Prêmio Band Cidades Excelentes

Cerimônia de premiação reconhece municípios mineiros que se destacaram na gestão pública e que, agora, são finalistas na fase nacional da iniciativa

 

Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, na noite dessa sexta-feira (11/11), da etapa estadual de entrega do Prêmio Band – Cidades Excelentes, em cerimônia realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Belo Horizonte.

Em sua segunda edição, a premiação – gerida pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila – reconhece os municípios que agregam projetos propulsores para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuam para a qualidade de vida da população. A avaliação é feita a partir da plataforma Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), desenvolvida durante dez anos por especialistas, tendo como base estudos da gestão das cidades mais bem administradas do país e do mundo.

“Trata-se de uma ação extremamente positiva e produtiva. Alguns prefeitos têm se destacado em alguns quesitos e nada melhor que uma premiação como esta para divulgar o que é bem-sucedido para todo o estado e todo o Brasil. Aqueles que executam um bom trabalho à frente dos municípios devem ser copiados. Portanto, este evento serve como divulgação e propagação de boas práticas, que é do que precisamos no Brasil”, disse o governador.

Pilares

São premiadas as cidades que se destacaram no ano em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Cada pilar é dividido em três categorias, conforme a população: até 30 mil habitantes; de 30 mil a 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

O governador participou da abertura da cerimônia e entregou a premiação aos vencedores de três categorias do primeiro pilar – Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, além dos certificados para os finalistas.

A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, prestigiou o evento e destacou o fortalecimento e consolidação da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Colar. Confira os municípios que compõem o arranjo e obtiveram destaque na premiação:

● GOVERNANÇA, EFICIÊNCIA FISCAL E TRANSPARÊNCIA ATÉ 30 MIL HABITANTES

– Mário Campos (finalista);

● GOVERNANÇA, EFICIÊNCIA FISCAL E TRANSPARÊNCIA DE 30 A 100 MIL HABITANTES

– Itabirito (vencedora), Igarapé (finalista) e Santa Bárbara (finalista);

● GOVERNANÇA, EFICIÊNCIA FISCAL E TRANSPARÊNCIA ACIMA DE 100 MIL HABITANTES

– Belo Horizonte (vencedora);

● EDUCAÇÃO DE 30 A 100 MIL HABITANTES

– Santa Bárbara (finalista);

● SAÚDE E BEM ESTAR DE 30 A 100 MIL HABITANTES

– Itabirito (finalista);

● SAÚDE E BEM ESTAR ACIMA DE 100 MIL HABITANTES

– Belo Horizonte (finalista);

● INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA DE 30 A 100 MIL HABITANTES

– Pará de Minas (vencedora), Itabirito (finalista);

● SUSTENTABILIDADE DE 30 A 100 MIL HABITANTES

– Igarapé (finalista);

● SUSTENTABILIDADE ACIMA DE 100 MIL HABITANTES

– Belo Horizonte (vencedora);

● DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E ORDEM PÙBLICA DE 30 A 100 MIL HABITANTES

– Nova Lima (vencedora);

● DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E ORDEM PÚBLICA ACIMA DE 100 MIL HABITANTES

– Belo Horizonte (finalista);

● PRÊMIO GERAL CIDADES EXCELENTES DE 30 A 100 MIL HABITANTES

– Itabirito (vencedora);

● PRÊMIO GERAL CIDADES EXCELENTES ACIMA DE 100 MIL HABITANTES

– Belo Horizonte (vencedora);

 

Ao todo, foram premiados na cerimônia municípios de três categorias em outros seis pilares, sendo 41 cidades finalistas.

Os vencedores estaduais, agora, estão habilitados para concorrer na esfera nacional. As melhores cidades do país em cada pilar serão conhecidas durante cerimônia a ser realizada em Brasília (DF), em 4 de dezembro.