Minas Gerais ganha nova rota aérea no transporte de cargas

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, esteve, na tarde dessa quarta-feira (7/10), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, para a inauguração de uma nova rota regular de carga.

O primeiro voo veio de Miami, EUA, e chegou à capital mineira às 16h. A nova rota de voos cargueiros é uma parceria da BH Airport (detentora da concessão do aeroporto) com a Bringer Air Cargo, ligando Reino Unido, Itália, Holanda, China, Taiwan e México a Minas Gerais, com conexão em Miami. Esta rota será fixa e ocorrerá sempre às quartas-feiras.

“Acreditamos que o futuro dessa inciativa é chegarmos a uma frequência de voos diários”, afirma o vice-governador Paulo Brant. “A logística é um desafio que temos em Minas e, aqui, neste aeroporto, temos um polo de geração de possibilidades nessa área. Em nome do Governo de Minas quero dizer que estamos à disposição para trabalharmos juntos por novas possibilidades”, acrescenta. content_bhairport-7-10-2020_3

Rota regular

Esta nova rota se insere na estratégia de consolidar o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como o maior hub logístico de Minas Gerais, com a oferta de um portfólio de produtos e serviços que atende a diferentes necessidades de mercado.

O gestor executivo de Soluções Logísticas da BH Airport, Rafael Laranjeira, ressalta a importância da rota para o Aeroporto Industrial e para Minas.

“Nosso estado é um dos que mais realiza importações no Brasil. Ter uma rota regular, semanalmente, representa desenvolvimento e mais eficiência em termos de ganho de tempo e redução de custos para os importadores mineiros. Além disso, com esse voo, as empresas podem trazer carga de diversas partes do mundo, tendo o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como destino final”, destaca Rafael Laranjeira.

Eduardo de Castro, presidente da Bringer Air Cargo, também enfatiza a criação da nova rota aérea de cargas. “O principal benefício dessa rota regular está em conectar Minas Gerais ao mercado internacional de transporte de carga, o que refletirá em mais competitividade para as empresas mineiras. A expectativa é que as companhias importadoras aproveitem a oportunidade de contar com essa rota até para que possamos ampliar a sua frequência em um curto período de tempo”, projeta Castro.

Projeto Aerotrópole Mineira

O Aeroporto Industrial faz parte do Projeto Aerotrópole Mineira, gerenciado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais (Sede), tem como principal objetivo estabelecer uma visão inteligente de ocupação do solo com governança ambiental, infraestrutura customizada, fundada na premissa de que o crescimento econômico é impulsionado pela mobilidade de negócios de base tecnológica. A aerotrópole, definida como uma região econômica urbana centrada no aeroporto, é a manifestação física dessa premissa e constitui a base da política de diversificação econômica e para a agregação de valor da economia mineira.

O Projeto Aerotrópole fortalece a logística e segurança das operações, aumenta a importância das empresas brasileiras no contexto internacional e possibilita a inserção competitiva do Estado de Minas Gerais no cenário econômico mundial.

Fonte: Agência Minas