Minas Gerais assina parceria com agência de promoção de investimentos de Dubai

Abrir o mercado árabe para empresários mineiros e promover o turismo são os principais pontos do acordo

Foto: Divulgação Governo MG

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (16/11), da assinatura de acordo com a Dubai FDI, durante a missão oficial do Estado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O documento busca fomentar parcerias entre a agência de promoção de investimentos de Dubai e a mineira – representada pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi). Outro objetivo é promover a imagem de Minas Gerais como destino turístico e de investimentos de empresas locais.  

Minas e os Emirados Árabes Unidos já são parceiros comerciais, com destaque para a exportação de materiais de ferro e aço, açúcar e café. Além disso, Dubai é um grande hub logístico para o mercado asiático, funcionando como porta de entrada para as empresas mineiras naquele continente.

O governador Romeu Zema destacou a relevância da atração de investimentos entre as nações. “É uma grande oportunidade podermos trabalhar juntos. Temos um estado que está crescendo e que tem total conexão com os mercados árabes”, afirmou, lembrando os quase R$ 150 bilhões em investimentos já atraídos pela atual gestão para Minas Gerais.

Para o presidente do Indi, João Paulo Braga, a parceria com uma agência de investimentos nos Emirados Árabes Unidos é o primeiro passo para futuros acordos. “O turismo mineiro precisa ser promovido e o Dubai FDI será importante nesse trabalho”, disse.

O senior executive da Dubai FDI, Humad Al Nuaimi, pontuou que a agência está trabalhando para ampliar o número de empresas brasileiras em Dubai. “Nossa mensagem aos empresários do Brasil é que venham para cá e explorem as oportunidades locais. O mercado dos Emirados Árabes é a porta para o comércio”, destacou.

Parceria

A Dubai FDI é a agência de promoção de investimentos de Dubai, um dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos. A organização faz parte do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Dubai e fornece apoio e informações essenciais a empresas estrangeiras que desejam investir no local.

O memorando assinado contempla a cooperação técnica entre o Indi e a Dubai FDI, particularmente para fins de intermediação de referências entre as comunidades empresariais de cada região, além de participação conjunta em eventos, intercâmbio de informações, pesquisas e afins, entre outros aspectos.

Contexto

Dubai é importante destino e origem global de investimentos, sobretudo em investimento acionário (fusões, aquisições, joint ventures). De acordo com a Organização das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad), os Emirados Árabes Unidos ocuparam a 15ª posição no ranking mundial de recebimento de aportes estrangeiros em 2020. Ao todo, o país recebeu cerca de 20 bilhões de dólares no último ano. 

Como origem de investimentos, o emirado é sede de vários fundos, soberanos e institucionais, e de empresas que investem em fusões, aquisições e joint ventures. Além disso, Dubai tem tido participação crescente em investimentos greenfield (que envolvem projetos incipientes) em setores específicos, como telecomunicações.

Além do governador Romeu Zema e do senior executive da Dubai FDI, Humad Al Nuaimi, também participaram do encontro o assistente agência estrangeira, Khalid Ibrahim Alkassim, a especialista em serviços de exportação, Zilda Rosa, e o advisor Salah Rashed Mohd. Por Minas, acompanharam a assinatura do acordo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, entre outras autoridades.

Fonte: ASCOM Sede

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.