Metrópole da Mineiridade: Agência RMBH e Secult assinam Protocolo de Intenções para fortalecimento do turismo e da cultura na RMBH

Foto: Francielle Cota / Agência RMBH

Na manhã desta terça-feira (7/6), o governador Romeu Zema, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e a Agência RMBH, assinaram um Protocolo de Intenções para estabelecer uma cooperação institucional visando o fortalecimento do turismo na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e entorno, promovendo trocas de experiências e trabalhos de interesse mútuo.

A ação faz parte do programa “RMBH Desenvolve”, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico regional pelos eixos do aprimoramento da mobilidade e da infraestrutura e do estímulo ao turismo, à cultura, à liberdade econômica e à atração de investimentos nos municípios da Grande BH.

Dentre as atividades previstas no acordo, os órgãos irão elaborar um Guia Turístico e Cultural da RMBH; fortalecer os roteiros e circuitos turísticos e culturais da região; apoiar os municípios em projetos e diagnósticos; e desenvolver o projeto “Metrópole da Mineiridade”.

O governador celebrou o que considera um passo importante para ajudar a reerguer o setor de turismo, bastante afetado pela pandemia. “Fico satisfeito por estar aqui assistindo o reerguimento de um setor que foi um dos mais atingidos ao longo destes 27 meses de pandemia. Isso inclui o turismo, eventos, hotelaria, transporte, etc. E vale ressaltar que, hoje, os números estão melhores do que no período pré-pandemia. É uma satisfação grande ver que nosso estado, apesar de não ter praia, ter atrações de sobra, montanhas, lagos, cidades históricas, gastronomia, parques naturais e, o melhor, um povo acolhedor”, afirmou.

Foto: Francielle Cota / Agência RMBH

De acordo com a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, o protocolo irá fomentar as discussões para a integração da atividade turística no planejamento metropolitano e municipal. “A ideia, concebida como desdobramento do programa ‘Agência no Seu Município’, realizado pela Agência, é promover capacitações e workshops, além de assessoramento para as equipes técnicas dos municípios para esclarecimento de dúvidas, padronização de procedimentos e concepção de projetos que estimulem os municípios a explorar suas potenciais vocações e a criar um plano de estímulo eficiente que contribua para o desenvolvimento econômico de cada localidade”.

Parceria entre Minas e Sebrae

Na ocasião, o Governo também assinou uma Cooperação Técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) para fortalecer as ações de turismo no estado, com foco no território delimitado pelo programa Via Liberdade, a maior rota turística e cultural da América Latina. O percurso, que abrange 1.179 quilômetros da BR-040, interliga belezas, história, cultura e arte de Minas, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.

O acordo deve gerar empregos, promover produtos turísticos e aumentar o fluxo de visitantes nas cidades.  Vão ser contempladas pelo acordo as 71 empresas habilitadas no Programa Minas Recebe, que abrange 207 roteiros no Portal Minas Gerais e 101 roteiros do Via Liberdade.

O diretor de Operações do Sebrae-MG, Marden Márcio Magalhães, explicou a atuação do órgão na parceria. “Nossa proposta se divide em três grandes iniciativas. A primeira, que é capacitar, qualificar os gestores, meios de hospedagem etc, dando condições para que possam receber as pessoas com toda essa mineiridade necessária. Em paralelo a isso, junto ao poder público, vamos construir planos de turismo para que tenhamos uma política que incentive o desenvolvimento em cada território. E, por fim, fomento e incentivo à promoção do turismo mineiro”, disse.

Via Liberdade

O programa Via Liberdade foi lançado em abril para impulsionar o turismo nas cidades no entorno da BR-040, ligando 309 municípios nos três estados e Distrito Federal. São 188 cidades mineiras dentro do trajeto.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ressaltou os benefícios do projeto para Minas e para o país. “O Via Liberdade é essa importante rota turística que tem mais de 70% do patrimônio histórico tombado, que liga o mar à capital Brasília, e que tem o contexto da independência, que inclui o Dia do Fico, a liberdade de Minas e o apogeu de Brasília em uma única rota turística. Além disso, são milhares de cachoeiras, 25 parques e nove patrimônios culturais da humanidade. É a maior rota turística do país”.