Melhores invenções no campo serão premiadas em concurso de Minas Gerais

Os produtores rurais de Minas Gerais que tenham colocado em prática alguma ideia para melhorar as atividades do seu dia a dia poderão participar de um concurso que vai eleger as melhores invenções no campo. Até 9/7, estarão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural. Os interessados podem conferir o regulamento no site www.emater.mg.gov.br.

O concurso tem o objetivo de incentivar e divulgar as inovações tecnológicas que gerem melhorias em sistemas de produção, de processamento e de comercialização de produtos agropecuários. Podem participar produtores rurais de forma individual ou representados por associações e cooperativas.

Todos os projetos inscritos deverão ter um responsável técnico da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Para os produtores (associações ou cooperativas) classificados nos três primeiros lugares, os prêmios serão um smartphone e um tablet. Já o profissional da Emater-MG que presta assistência aos campeões receberá um smartphone. O 7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural conta com patrocínio do Banco do Nordeste.

“O produtor, na maioria das vezes, desenvolve aquela tecnologia criada por ele, tanto para economizar tempo como para ganhar dinheiro com a sua produção. A nossa expectativa é apoiar essas novas ideias e divulgar isso para o estado e para o Brasil”, explica o coordenador estadual da Emater-MG e presidente da comissão organizadora do concurso, Deny Sanábio.

Os interessados em participar da competição devem procurar o técnico da Emater-MG para se inscreverem. O extensionista da empresa será responsável por acessar a ficha de inscrição na Intranet da Emater, incluir informações sobre o produtor rural e sobre o projeto, além de fotos e vídeo. A inscrição é gratuita.

Escolha

Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por profissionais da Emater-MG e de outras instituições públicas ou privadas, que possuam conhecimento nos diversos setores da atividade agropecuária.

O julgamento será feito com base nos seguintes critérios: criatividade, exequibilidade e sustentabilidade. A solenidade de premiação dos ganhadores do concurso está prevista para setembro.

A última edição do Prêmio de Criatividade Rural da Emater-MG foi promovida em 2013. Naquele ano, o vencedor foi o produtor Sander Emérico Marcial, do município de Perdigão. Ele criou um semeador de cenoura manual. A invenção foi feita usando um cabo de vassoura, arame e uma tampa de pote com furos por onde saem as sementes.

Fonte: Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *