Jovens ampliam discussão para institucionalizar políticas de juventude na RMBH

Foi realizada, nesta quarta-feira (13/12), na Cidade Administrativa do Estado, a reunião do Fórum Metropolitano de Gestores de Políticas de Juventude da RMBH que deu posse à nova mesa diretora 2017/2018, responsável por coordenar e desenvolver trabalhos que visem inserir a juventude no debate e na implementação de ideias e ações nas cidades, no estado e no país. A mesa é composta pelo presidente Kenedy Alessandro, de Betim; pelo vice-presidente Andrés Vercesi, de Vespasiano; pelo secretário-geral Rogério Henrique, de Contagem; e pelo subsecretário Hyuri Silveira, de Nova Lima.

Um dos pontos altos de discussão na reunião foi a institucionalidade do fórum para garantir a sua continuidade. Nesse sentido, os participantes assinaram um documento se comprometendo a trabalhar para colher assinaturas de prefeitos da RMBH e Colar para o acordo de cooperação entre os municípios da região, visando promover o fortalecimento, a ampliação e o avanço das políticas públicas para a juventude metropolitana. Além disso, o acordo é também uma forma do prefeito reconhecer e dar legitimidade ao seu representante no Fórum.

O Fórum

Criado em junho deste ano, o Fórum tem o objetivo de desenvolver programas e ações em conjunto para enfrentamento de problemas comuns à juventude da RMBH e Colar e conta com o apoio e a parceria da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão, ressalta a importância da troca de experiências para ampliar as políticas de juventude e ajudar os municípios que ainda não estruturam essas políticas.

A próxima reunião do Fórum está agendada para o dia 10 de janeiro de 2018, em Contagem-MG.