Itaguara realiza audiência pública para lançamento da revisão de seu plano diretor

Foi realizada, na quinta-feira (13/6), a Audiência Pública de Lançamento da Revisão do Plano Diretor de Itaguara, para apresentar à população os principais conceitos, as etapas e o cronograma dos trabalhos que serão desenvolvidos daqui para frente.

A audiência foi coordenada pela Prefeitura Municipal, a Agência de Desenvolvimento da RMBH e o Instituto da Mobilidade Sustentável – Ruaviva. Na abertura, o prefeito, Donizete de Lima, agradeceu a participação de todos num momento tão relevante para o município, enquanto o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Aparecido Silva, lembrou que na elaboração do Plano Diretor de Itaguara há dez anos não houve mobilização popular e que é muito importante que isso ocorra agora. “A legislação tem que ser aplicada na vida real e não ficar na gaveta. Para isso, é imprescindível que a população participe ativamente da elaboração do plano”, completou.

Já o diretor-geral da Agência RMBH, Gustavo Medeiros, destacou a importância da Câmara Municipal no processo e agradeceu ao prefeito a relação harmoniosa com a Agência. Citou que existem outros seis municípios na RMBH passando pelo mesmo processo e que esse trabalho irá ajudar na integração de Itaguara na região metropolitana, de forma mais consistente.

A apresentação de como se darão os trabalhos da revisão do plano diretor ficou a cargo dos representantes do Instituto Ruaviva, assim como os temas “Plano diretor como instrumento básico para planejamento e gestão”, “Princípios do plano diretor – função social da propriedade”, e “Gestão democrática da cidade e desenvolvimento sustentável”.

Ao final da reunião, foram escolhidos os integrantes do Grupo de Acompanhamento, sendo oito da sociedade civil (cinco da área urbana e três da área rural); e oito do Poder Público (cinco do Executivo e três do Legislativo).