Inscrições abertas para as oficinas que buscam promover o mapeamento preliminar da segurança hídrica na RMBH

São convidados a participar os representantes de entidades estaduais, autarquias, municípios, sociedade civil e demais atores que fazem a gestão de recursos hídricos ou atuam em temas correlatos na RMBH.

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) realizarão, nos dias 29 e 30/11, oficinas focais que buscam promover o mapeamento preliminar das Bacias do Velhas e dos Rios Pará e Paraopeba.

O Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PSH-RMBH), que visa a promover ações integradas e permanentes para subsidiar a gestão dos recursos hídricos na RMBH, irá definir áreas prioritárias destinadas à segurança hídrica, para estabelecer a urgência da implementação de ações de melhoria e propor um banco de projetos de ações estruturantes e não estruturantes de conservação/restauração, produção sustentável e uso racional da água, saneamento e controle da poluição.

De forma essencial, busca-se subsidiar a garantia da quantidade e da qualidade do abastecimento de água da RMBH. “A interação com os municípios, entidades, sociedade civil, instituições e demais atores que fazem a gestão dos recursos hídricos ou atuam em temas correlatos na RMBH permitirá alcançar a escala desejada para o encaminhamento de soluções destinadas à melhoria da segurança hídrica em nossa região metropolitana”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

No âmbito das ações de fortalecimento e participação dos atores no processo de elaboração do PSH-RMBH, serão realizadas duas oficinas para apresentação e discussão sobre o mapeamento preliminar das áreas prioritárias para segurança hídrica na RMBH e sua hierarquização.

As oficinas acontecerão virtualmente, através da plataforma Google Meet. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente via formulário disponível aqui. Confira a programação:

29 de novembro, às 14h – Oficina focal para os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas;

30 de novembro, às 14h – Oficina focal para os municípios das Bacias Hidrográficas dos Rios Pará e Paraopeba.

Sobre o PSH-RMBH

A elaboração do PSH teve início em março deste ano com a entrega do Plano de Trabalho que aborda os objetivos específicos da construção. O contrato prevê a entrega de seis produtos, entre estudos e levantamentos, mapeamento de áreas prioritárias, um banco de projetos e um plano de mobilização, comunicação e educação ambiental que vão resultar no Plano de Segurança Hídrica da RMBH.

A Profill Engenharia e Ambiente S/A sagrou-se vencedora do processo licitatório nº 2430001000006/2021, cujo objeto é a elaboração do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O contrato, com vigência de 18 meses e valor de R$1.202.605,90, será pago via formalização dos acordos de recuperação judicial entre a Vale, Governo de Minas e Ministério Público.

O PSH–RMBH se integra ao planejamento estratégico do Governo Estadual como um aprofundamento das ações estabelecidas no Plano Mineiro de Segurança Hídrica e nas orientações conceituais do Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água.