Indi lança guia sobre atração de investimentos para municípios

Foto: Divulgação Sede

Construir um município próspero, que ofereça boas oportunidades de trabalho e de vida para seus moradores, depende de uma comunidade de negócios forte e saudável. Para desenvolver essa conjuntura, cidades de todo mundo têm formulado e implementado suas políticas de atração de investimentos. Pensando nisso, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), acaba de lançar um “Guia para atração de investimentos para municípios”.

O material é voltado para gestores municipais, além de profissionais de outras organizações relacionadas ao desenvolvimento econômico de territórios. O objetivo é elucidar uma série de dúvidas em relação a todas as etapas e estratégias envolvidas na atração de um empreendimento, independentemente do porte.

Promoção de desenvolvimento

O guia, que já está disponível gratuitamente no site do Indi, é estruturado didaticamente com tópicos que esclarecem questões primordiais sobre como promover um município para receber investimentos. São apresentados, por exemplo, modelos de legislações municipais pró-investimentos, sugestões sobre a composição de um time campeão, além de destacar, claro, formas de apoiar o crescimento das empresas já instaladas. O documento reforça ainda as maneiras como os municípios podem e devem contar com o Indi como parceiro em todas essas etapas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressalta que, atualmente, Minas Gerais é um estado que conversa com o setor produtivo, criando as oportunidades para os investidores que querem gerar emprego e renda. “Colocamos em prática uma série de medidas de desburocratização que já mostram resultados efetivos. O guia visa fortalecer nossas ações, reforçando aos gestores que eles podem contar com nosso apoio para atrair cada vez mais empresas”, afirmou.

O diretor presidente do Indi, João Paulo Braga, destacou a forma prática, simples e objetiva com que todo o conteúdo é apresentado. “Somos uma Agência que trabalha arduamente pela atração de investimentos, pelo desenvolvimento das empresas que já estão em Minas, pela diversificação da economia e pela geração de empregos. Tudo isso para proporcionar a melhoria da qualidade de vida do povo mineiro. A vida e os negócios acontecem nos municípios. Com este guia o Indi pretende dar a sua contribuição para tornar essa vida melhor”, concluiu.

Para ter acesso ao documento, basta clicar no link: https://www.indi.mg.gov.br/publicacoes/.

Fonte: ASCOM Sede