Inaugurada 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Lagoa Santa, na RMBH

Ampliação vai permitir o aumento da segurança e a diminuição do tempo de resposta no atendimento aos moradores da cidade e mais cinco municípios

Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

O Posto Avançado de Bombeiros, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi elevado, nessa quarta-feira (4/5), à categoria de Companhia de Bombeiros Militar.

A solenidade de inauguração das novas instalações da 2ª Companhia de Bombeiros Militar na cidade contou com a presença do governador Romeu Zema; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Edgard Estevo da Silva; do subsecretario de Desenvolvimento Regional (Sede), Douglas Cabido; da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, além de lideranças políticas e autoridades militares e civis da região.

O governador ressaltou o trabalho do Governo de Minas para entregar os mineiros um serviço público de melhor qualidade.

“Vamos salvar muitas vidas com todas as novas unidades do Corpo de Bombeiros que temos colocado em funcionamento em diversas regiões do estado, como essa de Lagoa Santa. O mineiro merece um estado responsável, um estado que presta bons serviços ao povo”, declarou Zema.

A ampliação da capacidade de atuação está alinhada com o plano de crescimento da corporação, promovendo, assim, o aumento da segurança e a diminuição do tempo de resposta no atendimento aos moradores nos diversos tipos de ações de emergência.

“A presença do Corpo dos Bombeiros deve crescer 23% nesta gestão. Em 2019, estávamos em 73 municípios e a expectativa é chegar ao final do ano com até 90 municípios. É um crescimento robusto para a corporação. O Corpo de Bombeiros precisa estar cada vez mais próximo da população, expandindo o seu atendimento e levando qualidade no atendimento prestado aos mineiros”, afirmou o coronel Edgard Estevo.

A unidade funcionará ininterruptamente todos os dias da semana e, além de Lagoa Santa, será responsável pelo atendimento em mais cinco municípios da região: Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Morro do Pilar e Santana do Riacho.

“A Companhia do Corpo de Bombeiros em Lagoa Santa era uma demanda antiga. É com orgulho que Lagoa Santa entra no mapa dessa corporação. A unidade será importante para a região, já que a estrutura será operacional para outras cidades do entorno”, disse o prefeito Rogério Avelar. ⁰

Meio ambiente e paleontologia

Lagoa Santa possui uma área de proteção ambiental com sítios arqueológicos, fauna e flora e grande acervo cultural a ser protegido, como o Parque Estadual do Sumidouro, parte do refúgio da vida silvestre de Macaúbas, e ainda é cortada pela rodovia MG-010, principal via de acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó.

Além disso, a cidade ocupa relevante destaque no cenário mundial pelas contribuições históricas encontradas em suas terras, tornando-se o berço de uma das maiores descobertas da paleontologia moderna, o “ Homem de Lagoa Santa”, como foi batizado o conjunto de fósseis humanos, e contribuindo para o entendimento sobre a origem do homem nas Américas.

Atualmente, Lagoa Santa possui uma população estimada de 66.744 habitantes, com concentração de empresas do setor varejista e industrial nos mais diversos segmentos.

Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

Entrega de títulos

Durante a cerimônia do Corpo de Bombeiros, o Governo de Minas, juntamente com a prefeitura de Lagoa Santa, entregou simbolicamente títulos de regularização fundiária urbana (Minas Reurb). Ao todo, 108 famílias que vivem na Vila Fagundes foram beneficiadas.

A posse do imóvel garante segurança jurídica e a valorização imobiliária, além de movimentar a economia ao permitir investimentos no imóvel.