Ibirité discute regularização fundiária e proteção ambiental

Fonte: Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Ibirité

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Ibirité,  no Território Metropolitano, contaram com a discussão de importantes temas para o planejamento local e regional, tendo como pano de fundo  a “questão fundiária” do Município. Na abertura, o secretário do Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Anderson Mourão, destacou a importância da Prefeitura de Ibirité realizar, com participação popular, debates capazes de resgatar a “dignidade ambiental do Município”. Já o secretário de Planejamento, Dimas Lamounier, defendeu a necessidade de revisão do Plano Diretor do Município. O vice-prefeito, Paulo Teles, condenou a legalização irregular da posse e uso do solo, que segundo ele, contraria a  legislação ambiental.

Na mesa de debates, coordenada pela presidente da Fundação Helena Antipoff, Maria do Carmo Lara, a  diretora da Agência RMBH, Flávia Mourão, abordou  o tema “ Funções Públicas de Interesse Comum”; Francisco Mourão, da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente, frisou a importância das Unidades de Proteção Ambiental; e o Gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, sobre a importância da preservação desse bioma. Os desafios para o desenvolvimento sustentável da RMBH foram abordados pelo cabo Hélio de Souza Júnior, biólogo da PMMG.