Governo de Minas realiza sexta Audiência Pública sobre o Rodoanel Metropolitano

Encontro contou com participação de prefeitos da RMBH e membros da sociedade civil

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), realizou nesta segunda-feira (22/11), a sexta Audiência Pública para discussão do projeto do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte. A sessão foi transmitida simultaneamente pelo canal da Seinfra no YouTube.

Durante a reunião foram ressaltados os principais pontos do projeto e as alterações no traçado feitas a partir das contribuições recebidas na primeira Consulta Pública, que terminou em abril.

O subsecretário Gabriel Fajardo relembrou que o projeto já havia passado por uma alteração na Alça-Sul. “Foi feita uma proposta pela Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais (Amda) e pelo Fórum Permanente do São Francisco, para um trecho com menor complexidade técnica e impacto socioambiental. Assim, o traçado deixou de passar por Casa Branca e pela Serra da Calçada, margeando agora o Olhos D’Água, ligando a BR -040 sentindo Rio de Janeiro”, detalhou.

A reunião contou com a participação dos representantes dos municípios de Belo Horizonte, Betim, Ibirité, Nova Lima, Santa Luzia e Ribeirão das Neves. Durante a sessão, os representantes dos municípios e da sociedade civil tiveram oportunidade de apresentar sugestões e questionamentos sobre o projeto. Todas as contribuições serão analisadas pela equipe técnica da Seinfra.

Próxima Audiência

Nesta terça-feira (23/11) será realizada outra audiência presencial, às 13h, no Auditório o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), na Avenida dos Andradas, 1120, 11° andar, no Centro de Belo Horizonte.

A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da Seinfra no YouTube  e não será permitida a participação online via chat. Será permitido a participação oral dos interessados durante a sessão pública presencial, com uma duração de 3 minutos por pessoa, respeitando as regras de organização do evento.

As manifestações que não forem respondidas durante as sessões públicas, em razão da indisponibilidade de tempo, poderão ser formalizadas por escrito ao e-mail rodoanelmetropolitano@infraestrutura.mg.gov.br.

As contribuições recebidas serão registradas e analisadas quanto ao seu eventual aproveitamento e o resultado dessa avaliação integrará o Relatório Final da Audiência Pública.

Consulta Pública

Também está em andamento a consulta pública do projeto. Sugestões, contribuições e questionamentos sobre o modelo proposto deverão ser endereçadas ao e-mail rodoanelmetropolitano@infraestrutura.mg.gov.br, até o dia 25 de novembro.

A documentação completa, bem como o formulário modelo de questionamentos e o regulamento com a forma de participação, estão disponíveis no site da Seinfra e também na página da Unidade de PPP de Minas Gerais (www.parcerias.mg.gov.br).

Fonte: ASCOM Seinfra MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *