Governo de Minas, MPMG e Prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima discutem soluções para mobilidade entre os municípios

Dando continuidade aos trabalhos de buscar soluções na mobilidade urbana entre Nova Lima e Belo Horizonte, a Agência RMBH participou de uma importante reunião do Grupo de Trabalho instituído para a definição das iniciativas do Poder Público relativas à região limítrofe dos municípios.

No encontro, realizado nessa segunda-feira (6/7), na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ficou deliberada a assinatura de um termo pelos três entes definindo o que pretendem para a área. Serão determinadas, ainda, as contrapartidas ambientais, viárias e sanitárias, pelos municípios, Estado e Ministério Público, visando as medidas compensatórias devidas pelos responsáveis por dezenas de empreendimentos na região.

Além disso, as empresas interessadas serão contatadas pelo Poder Público para que façam doações ao fundo judicial destinado a executar os projetos que tencionem o desenvolvimento sustentável da região.

Em novembro de 2021, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima, formaram um grupo de trabalho com a finalidade de buscar soluções de tráfego e mobilidade nas áreas de confluência dos dois municípios.

O objetivo do grupo é realizar, propor e avaliar estudos e medidas a serem implementadas, direta ou indiretamente, pelo Poder Público, em relação ao trânsito e saneamento básico, entre o Vila da Serra (Nova Lima) e o Belvedere (Belo Horizonte), no limite entre os municípios, e respectivo entorno. Além disso, o grupo promoverá a articulação entre os Poderes, órgãos e entidades estaduais, municipais e privadas relacionadas às áreas em questão.

Participaram da reunião o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o coordenador das promotorias de Habitação e Urbanismo, Leonardo Maia; a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa; o diretor de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, Charliston Moreira; a chefe de Gabinete da Seinfra, Carolina Rocha; o diretor de Políticas de Planejamento Urbano da Prefeitura de Belo Horizonte, Tiago Esteves; e o secretário de Planejamento e Gestão de Nova Lima, André Rocha.