Governo de Minas lançará a Matriz OD de Pessoas 2019 e 2021 na próxima reunião do Comitê Técnico de Mobilidade da RMBH

Foto: Daniel Monteiro / Unsplash

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e a Agência RMBH farão o lançamento da Matriz Origem-Destino de Pessoas por Dados de Telefonia 2019 e 2021 durante a próxima reunião do Comitê Técnico de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (CTMob). O evento acontecerá no dia 24/8, às 10 horas, em formato online. Na programação estão previstas as participações do secretário da Seinfra, Fernando Marcato, e da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa. 

Na ocasião, a empresa telefônica contratada (Vivo) apresentará o relatório de construção do trabalho. Em seguida, os membros do comitê repassarão os informes sobre o Plano de Mobilidade.

A Matriz Origem-Destino fornece dados do padrão de deslocamento da população na área de estudo. Por ela é possível compreender quantas pessoas saem de determinado bairro com destino ao centro da cidade, por exemplo. Com isso, as informações necessárias são obtidas para realizar o planejamento da mobilidade metropolitana.

Até 2012, a matriz foi elaborada a cada dez anos através de pesquisa de campo. Os dados representavam apenas um dia útil. Na edição 2019/2021, a matriz possui dados de 20 dias de novembro de 2019 e 20 dias de maio de 2021, permitindo separar dia útil, sábado, domingo e feriado.

“As matrizes OD de 2019 e 2021, elaboradas com dados de celular, custaram 17 vezes menos que a matriz de 2012, elaborada com dados de pesquisa de campo. O baixo custo e rapidez na construção permitem a sua realização anual sem pesar nos cofres do Governo. Isso permite um acompanhamento mais preciso das mudanças dos padrões de deslocamento da região”, declara o diretor de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, Charliston Moreira.

Vale ressaltar que os dados coletados são anônimizados e agregados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, de forma que não é possível a identificação pessoal.

Sobre o Comitê Técnico de Mobilidade

O trabalho do CTMob foi retomado em março deste ano com expressiva participação de entidades metropolitanas e representantes da sociedade civil. Na oportunidade, a equipe da Diretoria de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH e da Subsecretaria de Transportes e Mobilidade da Seinfra, que compõem o Escritório de Mobilidade, forneceram informações sobre o cronograma de trabalho e destacaram os avanços do Plano de Mobilidade.

O CTMob foi criado em 2010 para oferecer apoio técnico-consultivo à tomada de decisão do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano e iniciativas diversas nas questões metropolitanas referentes à mobilidade urbana e transportes. Sua composição é primordialmente técnica e inclui representantes do poder Executivo, Legislativo, Estadual e dos vários municípios componentes da RMBH; representantes de classe de usuários e operadores dos sistemas de transporte, rodoviário e ferroviário, de carga e passageiros; academia; órgãos técnicos de classe; e entidades de participação social e da sociedade civil organizada. Saiba mais clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.