Governo de Minas lança nova consulta pública sobre Rodoanel Metropolitano

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), publica, nesta terça-feira (26/10), a segunda Consulta Pública sobre o projeto do Rodoanel Metropolitano. A documentação poderá ser acessada neste link, durante o prazo de 30 dias.

O envio de contribuições deverá ser endereçado ao e-mail rodoanelmetropolitano@infraestrutura.mg.gov.br, utilizando o modelo de questionamento disponibilizado no site. Após esse período, o projeto passará por ajustes finais antes da publicação do Edital, que está prevista para acontecer ainda esse ano.

O projeto, que teve início em fevereiro de 2020, foi amplamente discutido com a sociedade, por meio de uma primeira consulta, por mais de 80 dias, e cinco audiências públicas realizadas entre 5 de fevereiro e 28 de abril.

Além disso, em 2021, foram realizadas mais de 55 reuniões de alinhamento com os interessados da sociedade civil, potenciais licitantes, órgãos ambientais e representantes de municípios que puderam detalhar suas percepções sobre a iniciativa.

Ainda durante a primeira consulta pública, foram recebidas mais de 750 contribuições, sendo que a maior parte das propostas buscava a proposição de soluções para minimizar impactos ambientais do projeto, especialmente para o traçado da Alça Sul. As propostas recebidas foram comparadas com diversas alternativas e suas combinações para priorizar a escolha do traçado com maiores benefícios e menores impactos socioambientais.

Melhorias
Entre maio e setembro de 2021 foram realizados estudos complementares de tráfego, estudos topográficos e sondagens, elaboração do projeto básico para as alternativas, bem como análises sociais e ambientais. O intuito foi aprofundar as propostas para que estivessem em mesmo nível de comparação com o traçado diretriz, seguindo a matriz multicritério para escolha de traçado, que vem sendo utilizada desde o inicio dos estudos.

O novo traçado da Alça Sul promoveu a retirada do túnel da Serra da Calçada, bem como alteração da localização do túnel da Serra do Rola Moça, houve a redução de 1Km de extensão de túneis. A alteração de traçado ainda evitará eventuais impactos no aquífero Cauê e reduzirá as interferências provocadas por desapropriações no polo turístico de Casa Branca em Brumadinho.

A alternativa margeia Ibirité em área predominante antropizada, sendo que a rodovia funcionará como barreira para adensamento populacional dentro do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Além dessa alteração, o projeto foi inteiramente revisado, com destaque às incorporações de:
● Cláusulas ESG no contrato, com previsão de obrigações contratuais para minimizar os impactos ambientais e privilegiar a responsabilidade social da concessionária;
● Atualização de preços e índices de todos os estudos de novembro de 2020 para junho de 2021;
● Revisão da modelagem econômico-financeira, do caderno de encargos e projetos de engenharia.
● Aperfeiçoamento da estrutura de garantia do projeto.

A Seinfra já propôs a todas as Prefeituras que serão beneficiadas pelo Projeto novas conversas de alinhamento ao longo do período de consulta pública. Serão realizadas duas audiências públicas, nos dias 24 e 25 de novembro para oitiva da população.

“O rodoanel é um projeto fundamental para a região metropolitana de Belo Horizonte, contribuindo não só para a mobilidade mas também para ser uma solução para a tragédia que é o atual anel rodoviário. Esta nova consulta é mais um período de escuta da sociedade e pretende promover eventuais ajustes para a conclusão e publicação da licitação ainda este ano”, avalia o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Fonte: ASCOM Seinfra

3 comentários em “Governo de Minas lança nova consulta pública sobre Rodoanel Metropolitano

  1. Jevison Responder

    Construa o Rodoanel fora dos centros urbanos, caso contrário além de separar cidades, bairros, e comunidades, só mudará os acidentes de lugar pois os acidentes continuarão acontecendo por estar passando dentro das cidades de Betim e Contagem. Mas eu imagino que quem mora em BH não se preocuca muito com isso não é mesmo. Mas deveria porque a caixa d’água de Bh que é a Vargem das Flores será drasticamente afetada. O que significa um anel? Dentres os significados é passar em torno, em volta, as margens, próximo e NAO EM CIMA DAS NASCENTES E CASAS NOS CENTROS URBANOS, somente isso. Tem mato pra ele passar sem destruir nascentes.

  2. Normando Responder

    Será porque o prefeito de Betim está com tanto interesse em mudar o traçado do rodoanel? Deixando de lado às cidades de Ibirité e Sarzedo? Aumentando o percurso para dar prioridade a cidade de Mario Campos? com certeza não é por causa da Vargem das Flores. Ele deve ter muitas terras pelas bandas de Mário Campos.

  3. Dilermando Responder

    Senhor secretário Fernando Marcatto. Muda esse traçado. Ao invés de passar na fundação Helena Antipoff, e seguir em Direção a Refinaria Gabriel Passos e Brasmic Mineração, porque não segue direto na MG 040 até próximo a Sarzedo, e segue na Av Hum saindo ao lado da Pedreira Montreal, passando na divisa de Betim e Sarzedo e saindo na BR 262 e 381. Esse trajeto evita passar por dentro de Ibirité, Betim e Vargem das Flores.

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