Governo de Minas Gerais vai premiar municípios que desenvolvem ações em favor da integração metropolitana

Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), irá reconhecer municípios e entidades sociais que desenvolvem ações de conscientização e estímulo à integração metropolitana. Publicados no Diário Oficial do Estado, os editais comunicam a abertura das inscrições para a certificação dos municípios com o Selo e as regras do Prêmio Cidadania Metropolitana. O primeiro destina-se às prefeituras e, o segundo, às entidades.

As inscrições para a primeira edição do Selo estão abertas até o dia 10 de novembro de 2017 (sexta-feira), e, para participar, as prefeituras interessadas devem preencher o formulário disponível no site da Agência de Desenvolvimento. Entre os itens, os gestores municipais deverão indicar como tem sido a adequação do Plano Diretor Municipal às diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMBH.

Previsto na Lei Orgânica da Agência Metropolitana, o Selo pretende reconhecer o trabalho de gestores públicos dos 34 municípios da RMBH que promovem parcerias mediante convênios, consórcios e quaisquer outros tipos de parceria que estimulem a boa convivência e a implementação de políticas públicas de interesse comum.

“Certificar e reconhecer boas práticas por meio do selo tem o objetivo de integrar planejamento, organização e execução das funções públicas de interesse comum”, explica o coordenador do Observatório de Políticas Metropolitanas, Nísio Miranda.

De acordo com o coordenador, nenhum habitante das regiões metropolitanas tem a vida resumida apenas a uma cidade. “Você pode morar em Contagem, trabalhar em Sarzedo, namorar em Vespasiano e estudar em Belo Horizonte”, exemplifica. “Daí a importância de difundir a mentalidade metropolitana, com o intuito de promoção da cidadania e do convívio metropolitano”, conclui.

Entre os critérios para a certificação com o selo, os municípios devem garantir a efetivação de ações que repercutam para além dos seus limites e que tenham impacto positivo para a Região Metropolitana, além de assegurar a participação nas assembleias metropolitanas e outras atitudes e iniciativas também com o propósito integrador.

Um exemplo é o fomento de políticas compensatórios em função da conurbação metropolitana. Neste caso, os municípios contribuem com ações capazes de minimizar problemas e favorecer a troca de experiências de gestão (ideias, projetos, parcerias), em funções de interesse comum, como saneamento, mobilidade, sustentabilidade e acessibilidade.

O Observatório Metropolitano é o responsável pela organização do selo, que será concedido aos municípios aptos pela Agência RMBH, durante a solenidade de abertura da VI Conferência Metropolitana. O evento está previsto para o dia 21 de novembro deste ano, na capital mineira.

Prêmio Cidadania Metropolitana

A Agência RMBH também instituiu o Prêmio Cidadania Metropolitana – Sociedade Civil. O objetivo é o de premiar entidades, movimentos sociais, ONGs, universidades e outras organizações que se destacam na realização de ações que fortaleçam a cidadania metropolitana e contribuam para a consolidação de um pacto metropolitano.

O prêmio será concedido às iniciativas que reforçam a importância da efetivação das Políticas Públicas tendo como pano de fundo o olhar metropolitano. Nesta modalidade, as instituições com boas práticas poderão ser indicadas por pessoas físicas e jurídicas, por meio de formulário no site da Agência Metropolitana, prorrogado até o dia 7 de novembro de 2017 (terça-feira). As indicações e inscrições são gratuitas.

“Em um formulário simples e fácil de ser preenchido, o cidadão irá indicar ações que tenham incidência na RMBH, sobre a realidade metropolitana, de planejamento regional, participação popular, estudos e pesquisas e preservação da memória metropolitana, dentre outros temas”, explica Nísio Miranda.

As indicações que estiverem de acordo com o regulamento do prêmio serão submetidas a votação popular pela internet. A fase de votação será realizada após a liberação da lista de entidades elegíveis. Depois de passar pela análise de uma comissão da Agência, as entidades aptas poderão ser votadas em uma lista, a ser disponibilizada, no portal da Agência RMBH, no intervalo entre os dias 9 e 19 de novembro deste ano.

Após o período de votação pública, as dez entidades mais votadas receberão o Prêmio de Cidadania Metropolitana, também no dia 21 de novembro, na abertura da VI Conferência Metropolitana, em Belo Horizonte.

A RMBH

Com quase seis milhões de habitantes, a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foi instituída em 1973. É, hoje, a terceira maior região metropolitana do Brasil e a sétima da América Latina. Com área territorial de 9.460 Km² – ou seja, 1,6% do território mineiro -, a região concentra 26% da população de Minas Gerais e 40% do PIB estadual.

Integrados à RMBH estão 34 municípios: Belo Horizonte, Betim, Caeté, Contagem, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. Além de Brumadinho, Esmeraldas, Igarapé e Mateus Leme. Juatuba, São José da Lapa, Florestal, Rio Manso, Confins, Mario Campos, São Joaquim de Bicas, Sarzedo. Baldim, Capim Branco, Jaboticatubas, Taquaraçu de Minas, Itaguara, Matozinhos, Nova União e Itatiaiuçu.

Matéria: Agência Minas