Governo de Minas debate Nova Agenda Urbana

O Governo do Estado promove, no próximo dia 14, o seminário “Minas Gerais rumo ao HABITAT III: cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”, com o objetivo de trazer para Minas Gerais as discussões internacionais da Nova Agenda Urbana, proposta pelo Habitat III, a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que acontecerá no mês de outubro, em Quito, no Equador.

O seminário é uma oportunidade para se conhecer as iniciativas da ONU Habitat, que serão levadas à Conferência em Quito, bem como as principais ações promovidas ao redor do mundo, por meio da participação de redes e organizações internacionais, como ICLEI, ALLAS, SDSN, E MERCOCIDADES. É também proposta do encontro fomentar o debate dos novos paradigmas de desenvolvimento urbano em Minas Gerais, reunindo atores governamentais, da academia, sociedade civil, organizações não-governamentais e o setor empresarial, preparando o estado para os desafios urbanos das próximas décadas.

Destaques da programação

Dentre os palestrantes convidados, a oficial da ONU Habitat no Brasil, Rayne Ferreti, apresentará a nova agenda urbana global. O cenário nacional será apresentado pelo diretor do IPEA, Marcus Aurélio Costa, que abordará os principais pontos do relatório brasileiro para o Habitat III. A pesquisadora Raquel Mattos, da Fundação João Pinheiro, vai apresentar os resultados da pesquisa de 2014 sobre o déficit habitacional brasileiro. Trata-se de um estudo anual sobre o setor habitacional no país e a evolução de seus indicadores, considerando a falta ou inadequação do estoque urbano de moradias no Brasil, para unidades da Federação e regiões metropolitanas selecionadas, desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Programa Habitar/Brasil/BID.

Já os desafios para o desenvolvimento urbano em Minas Gerais serão apresentados pela Secretaria de Estado de Cidades e Integração Regional e pela Agência RMBH

O seminário “Minas Gerais rumo ao Habitat III” é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), das Secretarias de Cidades e de Integração Regional (Secir) e de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH). O evento tem o apoio da Copasa, do BDMG, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e da CMI/Secovi MG.

Sobre a Conferência Mundial

A Habitat III será a primeira das conferências globais após a Agenda de Desenvolvimento 2015. O debate internacional da nova agenda está contemplado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, em 2015, especialmente, no objetivo 11, que indica “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

A conferência promete ser única no sentido de reunir diferentes atores urbanos tais como governos, autoridades locais, sociedade civil, setor privado, instituições acadêmicas e outros grupos relevantes para revisar as políticas urbanas e de moradia que afetam o futuro das cidades dentro de uma arquitetura de governança internacional, focando na criação da “Nova Agenda Urbana” para o Século XXI, que reconheça as mudanças constantes na dinâmica da civilização humana.

O H-III tem como objetivo garantir a renovação do engajamento político para o desenvolvimento urbano sustentável, avaliar as realizações alcançadas desde a última Conferência (Istambul, 1996), combater a pobreza, identificar novos desafios e debater novos paradigmas de desenvolvimento. Como resultado da Conferência, será apresentado um documento final orientando o futuro da agenda urbana para os próximos 20 anos.

É esperada na Conferência a contribuição de todos os Estados-Membros das Nações Unidas, bem como seus governos regionais e municipais. Além destes atores, participarão também a academia, centros de pesquisa, fundações, ONGs, sindicatos, empresas, fundos e organismos internacionais multilaterais.

Serviço:

Seminário: Minas Gerais rumo ao  Habitat III | Cidades inclusivas, seguras e resilientes

Data: 14 de setembro (quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Auditório do BDMG – Rua da Bahia, 1600 | BH | MG