Governador vistoria obras na MG-437, em trecho que vai ligar Nova Lima e Sabará

Expectativa é que a nova rodovia desafogue a região e melhore também o trânsito na capital

O governador Romeu Zema vistoriou, nessa segunda-feira (22/5), as obras de pavimentação da MG-437, em trecho que liga Nova Lima e Sabará, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As intervenções em 12,6 quilômetros da estrada começaram em abril deste ano, após a ordem de início dada em março e a mobilização de equipamentos e pessoal. A expectativa é que tudo seja concluído em 2024, atendendo a uma demanda de décadas da população.

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Em Nova Lima, são 8,6 quilômetros de estrada, enquanto em Sabará são 4 quilômetros de rodovia a ser pavimentada. A Prefeitura de Nova Lima fará o repasse de R$ 25,4 milhões. Toda a obra será viabilizada por Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre Município e Governo de Minas.

O governador destacou que o investimento só é possível devido ao compromisso do Estado de manter os repasses em dia aos municípios, o que possibilita que eles contem com recursos para aplicação em obras.

“Hoje, as prefeituras têm condições melhores que no passado, o que possibilita investimentos como este. E, como governador, fico muito satisfeito, principalmente com a visão de futuro deste projeto que vai ampliar a forma como os dois municípios vão se conectar, beneficiando também as cidades de Raposos, Rio Acima e Caeté, que também poderão utilizar este trecho”, afirmou.

Segurança, praticidade e agilidade

O trecho já possui 2,5 quilômetros pavimentados que também vão receber melhorias. Após a conclusão, a projeção é que cerca de dois mil carros passem diariamente pelo local. “Vias como estas farão com que muitos passem a utilizar rotas alternativas, e não mais entrar na Grande BH, onde sabemos que o trânsito é pesado e congestionado”, destacou o governador.

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

“E, com o Rodoanel, que iniciaremos mais adiante, a tendência é que o trânsito na região metropolitana melhore mais. Lembrando que ainda teremos as obras do metrô. Estamos trabalhando para melhorar o trânsito e também a vida do cidadão, que quer ir e voltar com agilidade e segurança. Espero que a previsão seja cumprida, para que o prazo previsto seja executado e, em breve, este trecho esteja sendo utilizado”, acrescentou.

Parceria com municípios

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo, ressaltou o trabalho em parceria com o Estado. “Mais um grande investimento no que diz respeito ao nosso município, e sabemos que Sabará também está fazendo a parte dela. É a união de esforços para transformar em realidade aquilo que a população tanto espera”, disse.

Já o prefeito de Sabará, Wander Borges, destacou o fato de diversos municípios serem beneficiados, o que mostra que é um investimento que impacta positivamente toda a região. “Essa obra vem coroar as cidades próximas, além de beneficiar também Belo Horizonte, já que a estrada vai aliviar o fluxo de carros na capital. Por exemplo, com certeza para quem sair do centro histórico de Sabará para acessar a região Centro-Sul de BH”, afirmou.

Fonte: ASCOM Seinfra