Governador se reúne com mulheres em almoço de conscientização sobre Outubro Rosa

Câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina e a causa mais frequente de morte

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (17/10), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, de um almoço com mulheres que ocupam cargos de chefia no Governo de Minas. O encontro aconteceu em celebração ao Outubro Rosa e como reconhecimento à importância da liderança feminina para execução de políticas públicas.

Ao todo, cerca de 50 mulheres do primeiro e segundo escalão participaram do evento. Durante a reunião, elas relataram suas experiências e reforçaram a importância da prevenção ao câncer de mama. A subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Camila Castro, abriu as falas alertando que o câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina.

“É também a causa mais frequente de morte. É importante detectar inicialmente a doença para favorecer uma abordagem terapêutica menos agressiva, melhorando a qualidade de vida. Nos últimos anos, por conta da pandemia, tivemos uma redução substancial desses diagnósticos. Por isso, é muito importante estarmos atentos e chamar a atenção de quem está ao nosso redor, seja na família, no trabalho ou com amigos, para manter os exames em dia”, ressaltou Camila.

Conscientização

A presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Luiza Hermeto Campos, destacou que o hospital tem acompanhado as mulheres e dado toda estrutura para aquelas que tratam o câncer de mama. “Nós mulheres temos de estar atentas. O Ipsemg faz todo um trabalho de acompanhamento psicológico e psicossocial para as mulheres que estão em tratamento do câncer de mama. Convido a todas para conhecerem este trabalho e se prevenir em relação à doença”, disse.

O governador disse que o estado tem atuado para ampliar o atendimento médico e garantir que as mulheres sejam atendidas. “Tudo que pode ser feito no campo preventivo, não só em relação ao câncer de mama, como com várias outras doenças, será feito pela nossa gestão. Uma das ações que podemos destacar é a compra de mais de 106 tomógrafos para todo o estado, que vão adiantar o diagnóstico de diversas enfermidades. Além disso, todo esclarecimento e conscientização é extremamente importante pois ajuda a salvar vidas. Tudo aquilo que é detectado precocemente tem uma facilidade de tratamento”, afirmou o governador. 

A secretária-geral adjunta, Cristiana Kumaira, reforçou a importância de se trabalhar cada vez mais a conscientização. “Todas nós temos uma conhecida, uma amiga ou familiar que diz não fazer exames com frequência. Temos que estimular essas mulheres a terem esse cuidado com a prevenção. Quem procura, cura”, disse.
Participação das mulheres

No decorrer da atual gestão, seis das 14 posições do alto escalão foram chefiadas por mulheres, o que representa cerca de 40%. No final do governo passado, as mulheres representavam apenas 5% das funções de comando. No segundo escalão, mais de 40% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. Nesta gestão, foi a primeira vez em 130 anos da Secretaria de Agricultura que uma mulher esteve à frente da pasta, a ex-secretária Ana Valentini, que ocupou o cargo até abril deste ano.

“Nunca tivemos uma participação feminina tão elevada quanto neste governo, tudo isso por conta do Transforma Minas, programa que selecionou pessoas qualificadas para assumir os cargos. As mulheres têm uma visão de longo prazo muito mais aguçada e um olhar mais humano. Por isso, essa participação é importante e engrandece a nossa gestão”, disse o governador.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa foi criada em 1990 com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama.  A doença é a que causa mais mortes entre as mulheres, por isso é considerada um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil.  Minas registrou 1.674 óbitos de mulheres pela doença em 2021. Em 2022, a Secretaria de Estado de Saúde foca na campanha a importância do cuidado integral à saúde da mulher.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames de diagnóstico e tratamento para o câncer de mama e câncer de colo do útero. Em Minas, a porta de entrada são as unidades básicas de saúde, que acolhem e orientam os pacientes conforme cada caso. Para reduzir os riscos, é recomendada a adoção de hábitos saudáveis, alimentação adequada e a prática de atividade física. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. É fundamental que as mulheres observem alterações em seu corpo e surgimento de nódulos na mama.