Governador participa da entrega de novo conjunto habitacional em Nova Lima

Residencial, que vai beneficiar 480 moradores, conta com 120 apartamentos, área de lazer com quadra, playground e salão de festas

Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

A casa própria era um sonho antigo de Helena Alves de Assis. “Morávamos em Rio Acima em uma quitinete emprestada pela família. Era aquela luta, muito pequena e a família crescendo”, conta. Hoje, a auxiliar de serviços gerais, o marido e os quatro filhos estão preparando a mudança para um dos apartamentos do Residencial Vale Imperial, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O empreendimento foi entregue nesta quinta-feira (9/2) em uma cerimônia com a participação do governador Romeu Zema.

“A participação do Estado, não apenas neste empreendimento, que está entregando 120 apartamentos, como em outros que já tivemos e teremos, é contribuir com o terreno para que a construção seja feita”, disse o governador.

“Na minha gestão, gostaria de ter entregado mais unidades habitacionais, tanto na primeira quanto nesta que se inicia, mas Minas, que só recentemente voltou a pagar em dia a folha de pagamento, que é um direito do funcionalismo, é um Estado que ainda carece de recursos para investimentos”, afirmou. “Demos mais um passo aqui. São 120 unidades, precisaríamos de cem vezes isso, mas não deixa de ser um avanço. Com disciplina e austeridade, com certeza, no futuro, vamos beneficiar mais famílias que precisam ter uma moradia digna”, declarou.

Realização

Os apartamentos do Residencial Vale Imperial são divididos em seis blocos de cinco andares, além de área de lazer com quadra poliesportiva, playground e salão de festas. Cada apartamento tem 47,96 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma vaga de garagem. Cada um foi comercializado por R$ 155 mil para as famílias que se enquadravam, preferencialmente, na Faixa 1,5 do Programa Carta de Crédito Associativo – FGTS.

A família de Helena Alves de Assis procurou a construtora e foi informada que a família se enquadrava nos critérios para adquirir a casa própria. “Nem acreditei na hora que ligaram falando que iam entregar as chaves. Vim correndo, peguei, subi, e já abri o apartamento. Não tem nem como explicar a sensação. Foi maravilhoso”, destacou.

Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

Nove famílias já se mudaram para o condomínio. Uma delas é a de Athos Dutra. Aos 27 anos, o instalador de placas fotovoltaicas e a esposa moram no novo apartamento há pouco mais de um mês. Antes, ele vivia de aluguel e, ao receber o governador após a entrega simbólica das chaves, lembrou de um ano em que chegou a precisar se mudar sete vezes.

“É um investimento. Estou pagando uma coisa que vai ser minha. Tem coisas na vida que precisamos fazer. Se a gente não faz, a gente não consegue. É preciso dar o primeiro passo para o seu sonho”, disse.

Cohab Minas

Governo de Minas, por meio da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas), foi responsável pela concepção do empreendimento. Na ocasião, a companhia lançou um edital de concorrência para selecionar empresa que apresentasse a melhor proposta – técnica e de preço, o que possibilitou que os beneficiários adquirissem os apartamentos com valores abaixo do mercado. Além disso, neste edital, era pré-requisito que o vencedor utilizasse o terreno da Cohab para habitação social, contribuindo para a redução do déficit habitacional do município.

“Se não fosse feito com o esforço da Cohab, que foi agente promotor deste empreendimento, não teríamos moradias em uma zona nobre, em um local privilegiado. Ocorreu o leilão do terreno e estas moradias saíram com o preço muito abaixo do valor de mercado. Uma unidade na região custa em torno de R$ 250 mil, de acordo com a construtora, e estas unidades foram adquiridas por R$ 155 mil, portanto, deu condição para que as pessoas pudessem comprar. Esta é a proposta do Governo de Minas, que por meio da Cohab fez a promoção deste empreendimento”, disse o presidente da companhia, Ricardo Gontijo.

A CAC Engenharia venceu o certame e investiu R$ 7,8 milhões na compra da área, com dois terrenos. O valor já foi pago à Cohab. Técnicos da companhia também atuaram na viabilização da emissão de certidões para a realização das obras. A empreiteira investiu R$ 18,6 milhões na construção do residencial entregue hoje. Em 2021, já havia sido inaugurado o Residencial Vale Encantado, com investimento de R$ 12,4 milhões na obra. O município disponibilizou a base de dados para que a construtora localizasse as famílias que pudessem ser contempladas.

Endereço

“Ver concretizada uma obra como esta, que estudamos no papel e tentamos viabilizar, é motivo de muita felicidade. A partir daqui as pessoas passam a ter um endereço e podem se dedicar às suas famílias”, ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, que também destacou outras ações do estado relacionadas à moradia.

“O déficit habitacional no Brasil é grande e em Minas também. Mas isso não passa apenas construção de casas novas, também é melhoria da qualidade das casas já existentes e, principalmente, a regularização fundiária. No estado de Minas Gerais há muitas pessoas que só têm a posse, mas não têm o documento oficial. E uma das coisas que o Governo de Minas está fazendo com muito afinco é entregar os títulos de regularização fundiária, tanto urbana quanto rural”, pontuou a secretária.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, comemorou a entrega. “Hoje é um dia em que temos que reconhecer com alegria, com celebração, em uma cidade que tem grandes desafios. Temos famílias que passam a conquistar o imóvel próprio. A habitação própria muda a vida das pessoas. Tenho certeza que este vai ser um passo para transformar a vida de muitas famílias”, afirma.

Fonte: Agência Minas