Fundação Educacional de Cultura abriga Espaço Plano Diretor de Caeté

A Fundação Educacional de Cultura (SEC) de Caeté vai abrigar o Espaço Plano Diretor do município que foi inaugurado no dia 29 de março com a presença de cerca de cem representantes do poder público e da sociedade civil.

O prefeito de Caeté, Lucas Coelho Ferreira, enalteceu a cooperação da Agência de Desenvolvimento da RMBH e da Universidade Federal de Minas Gerais nos trabalhos de assessoramento da revisão do Plano Diretor do município. “O trabalho qualificado do conjunto desses técnicos com os do nosso município vai ser muito enriquecedor na revisão do nosso plano diretor”, ressaltou.

Segundo o prefeito, entre os principais desafios do município a serem enfrentados no novo plano estão o saneamento, a mobilidade e a expansão territorial, essenciais para ordenar o crescimento do município.

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caeté, Renê Henrique Cardoso Renault, que foi o coordenador do primeiro Plano Diretor do município há dez anos, ressalta a importância de não se restringir as reuniões com a população somente a um espaço definido. Para ele, é fundamental que elas possam chegar também aonde as pessoas estão, pois muitos têm dificuldade de locomoção. “É preciso levar essas reuniões aos distritos, localidades e bairros diversos do município, fazendo uma rede para ouvir a comunidade como um todo. Outro grande desafio é traduzir o que essas pessoas querem para o Plano Diretor. Sem ouvir e traduzir, não há como introduzir os objetivos no Plano Diretor”.

Mesmo ouvindo a população, traduzindo o que querem e tendo conhecimento técnico, Renê afirma que ainda há o desafio de não se ficar preso às normas de pesquisa. Também é preciso observar os interesses metropolitanos e pensar e conviver com o entorno, para não correr o risco de se ter um plano participativo mas que não atende aos anseios da população. “Outro desafio a ser superado é a falta de fiscalização pelo Legislativo e de cobrança da sociedade”, conclui Renê.