Fernando Pimentel inaugura Estação do Move em Santa Luzia

Estado investiu R$ 25,69 milhões no Terminal Metropolitano de São Benedito, que vai atender 36 mil passageiros por dia

Fonte: Agência Minas

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, inaugurou nesta sexta-feira (2/9) o Terminal Metropolitano São Benedito, em Santa Luzia, no Território Metropolitano. Com o investimento de R$ 25,69 milhões, as novas instalações, que começam a funcionar neste sábado (3/9), vão garantir maior qualidade e conforto na integração para uma média de 36 mil passageiros que embarcam e desembarcam diariamente no local.

O subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Renato Guimarães Ribeiro, explicou que o terminal do Move inaugurado nesta sexta-feira é o primeiro definitivo em Santa Luzia. “A gente dá um grande upgrade na transferência dos usuários de transporte coletivo. Havia um terminal provisório construído na gestão anterior e a gente traz esse novo terminal, que começa a funcionar amanhã a partir das 4h, trazendo maior conforto aos usuários”, afirmou. “É um ganho de conforto muito grande, com lojas, banheiros, acesso adequado a cadeirantes e uma estrutura muito melhor para transferência e transbordo”, completou Ribeiro.

O governador chegou para a inauguração em um ônibus do Move. Ele estava acompanhado dos secretários de Estado Murilo Valadares (Transporte e Obras Públicas), Odair Cunha (Governo), Sérgio Menezes (Segurança Pública), Miguel Corrêa (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Fábio Cherem (Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais) e Flávia Mourão Parreira do Amaral (Diretora-Geral da Agência de Desenvolvimento Metropolitano de Belo Horizonte), além de integrantes da Comissão de Usuário Metropolitano de Santa Luzia.

Ao todo, 24 linhas de ônibus vão operar no novo terminal, sendo cinco troncais do Move metropolitano, que fazem o percurso entre o Terminal em Santa Luzia e Belo Horizonte, e 19 linhas alimentadoras, que fazem o trajeto Bairro/Terminal Metropolitano/Bairro. O espaço é composto por quatro plataformas (duas para linhas alimentadoras e duas para linhas troncais), prédio de dois pavimentos para apoio operacional, infraestrutura para lojas, salas de administração e sanitários públicos, além de espaço amplo com assentos para usuários, bicicletário e guaritas. A área total é de 51,19 mil metros quadrados, sendo 9,45 mil metros quadrados de área construída coberta.

As obras do Terminal Metropolitano São Benedito foram iniciadas em maio de 2014, paralisadas em novembro do mesmo ano e reiniciadas, por determinação do governador Fernando Pimentel, em julho de 2015.

Também participaram da inauguração representantes dos trabalhadores e das empresas responsáveis pela obra, das empresas envolvidas e da Prefeitura de Santa Luzia.

Linhas que operam no Terminal Metropolitano São Benedito:

TRONCAIS

411C  Terminal São Benedito/Belo Horizonte (via av. Antônio Carlos)

412H  Terminal São Benedito/Hospitais (via av. Cristiano Machado)

413H  Terminal São Benedito/Hospitais (via av. Antônio Carlos)

414R  Terminal São Benedito/BH (via av. Cristiano Machado)

410C  Terminal São Benedito/Belo Horizonte (direta)

ALIMENTADORAS

4210   Conjunto Cristina B/Terminal São Benedito