FEAM realiza estudo sobre a gestão municipal dos Resíduos de Serviços de Saúde

O Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), está realizando junto aos municípios um estudo sobre a gestão municipal dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Por meio do estudo será possível conhecer os avanços e fragilidades dos municípios com relação à gestão desse tipo de resíduo e agregá-las àquelas identificadas no âmbito do Plano de gestão integrada dos RSS na RMBH, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – ARMBH.

O questionário também auxilia os municípios no acompanhamento da gestão de RSS em seu território, e devem ser preenchidos até o dia 11 de agosto de 2017.

A iniciativa, realizada pela Gerência de Resíduos Especiais da Feam, pretende com isso, dar maior suporte na execução da Política Estadual de Resíduos Sólidos, na busca pela promoção da qualidade ambiental e da proteção da saúde pública. “Com esse levantamento poderemos obter dados relevantes não apenas sobre a destinação dos RSS, mas também sobre aspectos específicos da gestão dos RSS pelas Prefeituras e das demais etapas de gerenciamento desses resíduos, complementando os panoramas e permitindo um cruzamento com os dados obtidos por meio das Declarações da Gestão dos RSS enviadas anualmente à Gerência de Resíduos Especiais. Essas informações serão de grande importância considerando o contexto atual de discussão e elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos nas esferas municipal e estadual, bem como o início das novas gestões municipais, que poderão elaborar, a partir de informações solicitadas nesse questionário, bancos de dados próprios, a serem atualizados periodicamente, facilitando a própria gestão de RSS e organização de informações a serem prestadas aos órgãos públicos. Os dados subsidiarão também a elaboração de ações pela Feam visando apoiar a melhoria da gestão dos RSS pelos municípios mineiros.” disse a analista da Gerência de Resíduos Especiais, Luiza Silva Betim.

Gestor municipal, responda ao questionário (clique aqui para o .pdf) ou (link para formulário eletrônico) e contribua para a melhoria da gestão dos resíduos de saúde. O meio ambiente e a população agradecem.

Mais informações:
Clique: Gerência de Resíduos Especiais