Expectativa é que plano diretor possa alavancar o potencial turístico e de agronegócio em Itaguara

Para dar inicio ao processo de assessoramento na revisão do Plano Diretor de Itaguara, o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Gustavo Medeiros, e técnicos da Agência e do Instituto da Mobilidade Sustentável – Ruaviva – se reuniram, na quinta-feira (16/5), com o prefeito, Geraldo Donizete de Lima, o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Aparecido Silva, os vereadores Vandeir Alevi dos Santos e Waldeci Antônio Fernandes e outros servidores municipais, na sede da prefeitura local.

Desde a assinatura do termo de colaboração entre a Agência RMBH e o Ruaviva para assessorar a revisão de planos diretores de sete municípios metropolitanos, no dia 3 de maio, representantes das duas entidades estão visitando cada um deles para estreitar laços, detalhar o que é um plano diretor e apresentar o plano de trabalho, além de discutir os próximos passos para a audiência pública de lançamento e divulgação do plano.

O prefeito Geraldo Donizete ressaltou a expectativa de que o plano diretor possa criar condições para que o município desenvolva, cada vez mais, o seu potencial turístico e de agronegócio, com a valorização dos produtos locais. Como exemplo, citou a rapadura, uma vez que Itaguara é o seu segundo maior produtor no Estado. “Além disso, são várias as cachoeiras no nosso território e muitos são os festivais que acontecem por aqui durante o ano todo, como o de Inverno em julho e o da Rapadura em novembro”, acrescentou o prefeito.

Também estiveram presentes na reunião, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Margarete Eugênia Gonçalves Lopes e a coordenadora de Planejamento Urbano, Cecília Sorreti Bahia.