Evento reúne especialistas, gestores e técnicos para discutir a agricultura na RMBH

 

Especialistas, gestores e técnicos dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Colar Metropolitano participaram, nesta quarta-feira (1/6), de mais uma edição do programa Diálogos Metropolitanos com o tema “Agricultura na RMBH – Panorama e Perspectivas”, realizado pela Agência de Desenvolvimento da RMBH, em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O evento discutiu o panorama e as perspectivas da agricultura na região, com destaque para as agriculturas urbana, familiar e agroecológica, em suas múltiplas formas e disposições.

Na abertura, a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Flávia Mourão, destacou a importância do evento para se construir alternativas para o incentivo e expansão da produção agrícola sustentável na região metropolitana. “Hoje nos preocupa o crescimento da urbanização sobre áreas rurais e a baixa efetividade de políticas públicas de produção, abastecimento e comercialização dos produtos agrícolas na RMBH. O que precisamos é caminhar juntos, como agora, atentos e participativos para construir, implantar e efetivar políticas agrícolas já previstas no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH), seja em áreas rurais, seja em áreas vazias no interior do perímetro urbano dos municípios”.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, um dos convidados, falou sobre o peso da agricultura num estado tão pungente como Minas Gerais. “Uma medida tomada pelo nosso governador para incentivar ainda mais a agricultura no Estado foi a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário”. Ele ressaltou que um dos maiores incentivos aos agricultores são as compras pelos órgãos institucionais e, nesse sentido, o nosso Estado dobrou o valor pago pela merenda escolar nas escolas estaduais, incentivando-as a consumirem produtos locais ou regionais. Ele destacou também a criação da Câmara Intersetorial Governamental de Segurança Alimentar e Nutrição Sustentável (Caisans-MG) que, por meio dos Fóruns Regionais, está discutindo e construindo propostas relativas à segurança alimentar.

O moderador da primeira parte do evento foi o arquiteto e urbanista Sérgio Myssior. Para ele, “o planejamento agrícola focado no PDDI e no Estatuto das Cidades é fundamental para os objetivos de desenvolvimento sustentável na RMBH”.

Já o moderador da segunda parte, o titular do Observatório de Políticas Metropolitanas da Agência RMBH, Nísio Miranda, ressaltou a importância do programa Diálogos Metropolitanos, espaço criado pela Agência de Desenvolvimento da RMBH para a discussão de temas inerentes à vida da metrópole e de seus habitantes, como forma de conectar as ideias e iniciativas para a sua melhoria.

Também participaram do evento a secretária-adjunta de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), Fabíola Paulino, a deputada estadual Marília Campos e a secretária de Turismo de Sabará Cibele da Silva, entre outras autoridades.

Para acessar as apresentações do evento, clique aqui.