Estudos de integração operacional do transporte coletivo metropolitano avançam e atualizações são apresentadas em reunião do CTMob

Na tarde dessa terça-feira (8/2), atualizações nos estudos de integração do transporte coletivo foram apresentadas durante reunião do Comitê Técnico de Mobilidade (CTMob-RMBH). O encontro ocorreu virtualmente, com transmissão simultânea no canal da Agência no YouTube, e contou com expressiva participação dos municípios metropolitanos, entidades e representantes da sociedade civil.

Na ocasião, a equipe técnica da Diretoria de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH e da Subsecretaria de Transportes e Mobilidade da Seinfra, responsáveis pelo projeto, compartilharam o material elaborado por consultoria, contendo a modelagem de transportes, estudos urbanísticos, ambientais, econômico-financeiro, jurídico-regulatório, além de indicadores de monitoramento.

Vale ressaltar que estes estudos têm o objetivo de gerar subsídios para a elaboração do PlanMob-RMBH com foco na sustentabilidade do sistema de transporte público coletivo de passageiros. “A construção do Plano de Mobilidade Metropolitano está utilizando metodologias modernas de levantamento de dados que subsidiarão as discussões, propostas e diretrizes para a melhoria da mobilidade da população”, afirma o diretor de Planejamento da Agência RMBH, Charliston Moreira.

O material está disponível para consulta, clicando aqui.

Integração tarifária na RMBH

Ainda no fim de fevereiro, a equipe apresentará os estudos relacionados à integração tarifária. A partir da demanda e discussões fomentadas, os órgãos do Governo de Minas agendarão reuniões individuais com os municípios da Grande BH que mostrarem interesse pela integração.

O subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Fajardo, destacou a importância da pauta do transporte coletivo na RMBH e a construção de um diálogo direto. “A nossa intenção é realizar uma série de agendas temáticas, evoluindo nestas discussões com todos os atores e usuários envolvidos”.

Sobre o Comitê Técnico de Mobilidade

O CTMob foi criado em 2010 para oferecer apoio técnico-consultivo à tomada de decisão do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano e iniciativas diversas nas questões metropolitanas referentes à mobilidade urbana e transportes. Sua composição é primordialmente técnica e inclui representantes do poder Executivo, Legislativo, Estadual e dos vários municípios componentes da RMBH; representantes de classe de usuários e operadores dos sistemas de transporte, rodoviário e ferroviário, de carga e passageiros; academia; órgãos técnicos de classe; e entidades de participação social e da sociedade civil organizada.

Todo material referente ao Comitê Técnico de Mobilidade está disponível no site da Agência RMBH, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.