Estado disponibiliza mais de 91 mil medicamentos do kit intubação para 91 hospitais

Foto: Fábio Marchetto

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (28/5), para 91 unidades hospitalares, em 69 cidades, 91.340 unidades de fentanil, midazolan e atracúrio. Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos. 

Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil e o midazolan foram adquiridos pelo Governo de Minas e, o atracúrio, pela União. O fentanil é suficiente para uma cobertura de dez dias, o atracúrio para três e o midazolan, dois dias. 
 

  • Clique aqui e confira a relação das unidades hospitalares que receberam os medicamentos.
     

Em ação preventiva,  para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explica que o Governo de Minas está adquirindo uma grande quantidade de sedativos para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda.  

“O Estado já comprou quase 800 mil ampolas de fentamil, sedativos que já estão sendo disponibilizados periodicamente aos hospitais. A expectativa é que, a partir da próxima semana, a gente receba mais 200 mil itens”, assinalou Izidoro. Segundo ele, parte dos fármacos foi adquirida no mercado internacional. 

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.

Confira a relação de medicamentos:

Fentanil: 50.550 itens
Midazolan: 22.140
Atracúrio: 18.650
Total: 91.340 

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.