Estado dará ajuda de custo para participação na Feira Nacional de Artesanato

Edital de chamamento do evento disponibiliza subsídio para entidades representantes do setor; objetivo é garantir a retomada da atividade em Minas

Foto: Matheus Fonseca/Sede

Intitulada “Rotas do Brasil”, a 32ª edição da Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, está com inscrições abertas até 2/11. O edital de chamamento para ocupação do espaço coletivo selecionará 25 artesãos individuais e 18 associações, cooperativas e grupos de produção artesanal de Minas Gerais. Os trabalhos serão expostos em estandes adquiridos com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Ministério da Economia, pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e do Sebrae Minas.

A feira acontece entre os dias 7 e 12/12, no Expominas, em Belo Horizonte. O retorno do evento ao calendário mineiro destaca a importância do trabalho feito a mão e é marcado por novidades. Entre elas, está a disponibilização de diária de colaborador eventual, no valor de R$ 382,00, para 12 entidades. Cada instituição será contemplada com seis diárias, uma para cada dia de evento, totalizando R$ 2.292,00. A entidade deve selecionar um colaborador para receber o auxílio.

Iniciativa inédita

As entidades que ocuparem os 12 primeiros lugares, seguindo os critérios de avaliação do edital de chamamento, devem indicar um representante para receber a diária de colaborador eventual no período de realização da feira.

A iniciativa inédita e excepcional, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Diretoria de Artesanato da Sede, tem o intuito de apoiar a retomada das atividades de artesãos que foram extremamente impactados pela pandemia de covid-19.

Retomada econômica

O diretor de Artesanato da secretaria, Thiago Tomaz de Souza, destaca que a oferta da diária de colaborador é uma ação histórica e pontual, restrita ao momento difícil vivenciado pelos artesãos afetados pela pandemia.

“Devido à falta de comercialização durante a pandemia, observamos que a maioria dos associados e cooperados não repassou a colaboração financeira para as entidades, que ficaram fragilizadas e sem capital para assumir qualquer despesa”, explica o gestor, acrescentando que houve oportunidade semelhante no edital da Feira Nacional de Artesanato de Recife (Feneart), que será entre 10 e 19/12.

As ações de fomento ao artesanato são prioritárias. No entanto, vale lembrar que a Sede também está tomando todas as precauções sanitárias para a retomada segura da realização de eventos. As medidas estão em consonância com os protocolos adotados pelo Minas Consciente: a realização da feira foi permitida pela prefeitura de Belo Horizonte, e a região Central, onde está a capital, se encontra na onda verde do Minas Consciente.

Todas as diretrizes do Estado e da prefeitura de Belo Horizonte serão respeitadas. Caso haja alteração nas disposições do plano de retomada econômica segura, a participação será reavaliada, de acordo com o edital de chamamento.

Critérios

Candidatos interessados em participar da 32ª edição da Feira Nacional de Artesanato devem ser maiores de idade, residentes em municípios de Minas Gerais e inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Eles devem preencher o formulário disponível neste link

O Governo de Minas participa do evento desde 2003, seja em espaços cedidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) ou em estandes adquiridos com recursos próprios. Na 32ª edição, a diária de colaborador será fornecida apenas para entidades de municípios mineiros com raio mínimo de 60 quilômetros de distância de Belo Horizonte.

Além disso, a prestação de contas do uso dos recursos recebidos pelas entidades é obrigatória e se dará por assinatura da lista de presença disponibilizada diariamente na feira, fotografias e certificado de participação emitido pela promotora do evento.

Seleção e recursos

Após o período de inscrições, conforme o cronograma previsto no edital de chamamento, terá início o processo de escolha das entidades, que será feito por Comissão Especial de Seleção instituída pela Sede. Ela ficará encarregada de avaliar toda a documentação, de acordo com critérios e pontuações constantes no anexo do edital.

Os recursos contra a lista provisória de selecionados devem ser apresentados, por e-mail, no endereço artesanatomineiro@inovacao.mg.gov.br, no prazo de três dias úteis após a data da divulgação da lista provisória, no período de 12/11 a 16/11.

Fonte: Agência Minas