Espaço Plano Diretor de Sarzedo terá quatro frentes de atuação

Inaugurado na terça-feira (28/03), o Espaço Plano Diretor de Sarzedo terá quatro frentes de atuação para que a população possa participar ativamente do processo de revisão do Plano Diretor do município. Além do Centro de Referência do Idoso, da Secretaria de Planejamento e da Câmara de Vereadores, também vai haver os espaços itinerantes, comandados pelo Grupo de Acompanhamento (GA), que vão ser montados em diferentes áreas de maior circulação de pessoas.

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Sarzedo, Jarbas Vieira da Silva, ressalta que a inauguração do Espaço Plano Diretor, que contou com cerca de 200 participantes, foi uma grande oportunidade para se mostrar à população como ela poderá participar e contribuir ativamente nas propostas de elaboração do novo Plano Diretor do município. Para ele, a revisão do plano vem no momento oportuno para tratar não só de parâmetros urbanísticos, como também de aspectos ambientais e sociais, além de outras questões do município, em consonância com os demais municípios metropolitanos. “É a oportunidade do município ter uma legislação moderna para o futuro nos parâmetros do Estatuto da Metrópole e com a participação da população”.

Um dos representantes da Sociedade Civil, Ricardo Augusto da Silva, integrante do Conselho de Saúde do município, sugeriu que o Espaço Plano Diretor também poderia ser chamado Espaço Cidadania, “pois traz um empoderamento a todos nós cidadãos, fazendo-nos sentir donos ou proprietários do Plano Diretor”.

A inauguração do Espaço Plano Diretor contou com quatro apresentações:

• Plano diretor de Sarzedo e Espaço Plano Diretor – pelo secretário municipal de Planejamento de Sarzedo, Jarbas Vieira da Silva;
  • Panorama sobre o planejamento Urbano e Metropolitano atual com ênfase na participação popular – pelo professor da UFMG Roberto Monte-Mor;
  • Histórico de Participação da Agência na Revisão de Planos Diretores da RMBH – pelo diretor de Regulação da Agência RMBH, Mateus Nunes; e
  • Cronograma de atividades para a revisão do Plano Diretor – pelo coordenador da UFMG para o município de Sarzedo, Luiz Felype Almeida.