Equipe de Planejamento Metropolitano conhece Sistema de Monitoramento de Inundações implementado pela Defesa Civil de Itabirito

Objetivo da visita técnica foi de aprimorar os estudos para a criação de um sistema integrado que atenderá as cidades da Grande BH

Os municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pertencem a três bacias hidrográficas, sendo que grande parte do território se encontra nas bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, e uma pequena parte na bacia do rio Pará. Historicamente, o processo de ocupação e desenvolvimento das cidades ocorreu nas margens destes cursos d’água, tornando as aglomerações urbanas suscetíveis a processos de alagamentos e inundações.

Uma avaliação de dois períodos chuvosos recentes (2019/2020 e 2021/2022) indica a intensidade das chuvas que ocorrem na RMBH, chegando a ultrapassar em 150% a média de chuva para o período, e atingindo uma concentração de mais 336 mm em 72 horas, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM. Essas características das chuvas (intensidade, duração e localização) interferem diretamente nos seus efeitos deletérios, como, por exemplo, deslocamentos de massas, inundações, enchentes, etc. O grande volume de chuvas tem proporcionado vazões superiores ao tempo de recorrência (tempo médio em que um determinado evento natural é igualado ou superado) de 100 anos nos dois principais rios da região (Velhas e Paraopeba). Segundo o Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC – a ocorrência desses extremos vem aumentando a cada ano e com tendência de continuar crescendo, em razão das mudanças climáticas. Dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA – indicam que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas por alagamentos, enxurradas e inundações em 2017.

Neste contexto, a Agência RMBH, por meio da diretoria de Planejamento Metropolitano, iniciará os trabalhos técnicos para a criação de um Sistema para Previsão e Monitoramento de Inundações e Emissão de Alertas para a bacia do alto rio das Velhas. No intuito de fortalecer a proposta e estudos para o projeto que atenderá a região metropolitana, a equipe técnica esteve em Itabirito, nessa terça-feira (2/5), para conhecer o Sistema de Monitoramento de Inundações implementado pela Defesa Civil no município.

O projeto encabeçado pela Agência RMBH busca a melhoria e modernização dos sistemas e soluções atualmente em uso para o monitoramento de inundações, bem como a aplicação de modelagem meteorológica, hidrológica e hidráulica para reforçar a gestão em tempo real do sistema de drenagem urbana de áreas da região metropolitana suscetíveis a enchentes e alagamentos.