Edital do Plano de Mobilidade da RMBH é apresentado ao Comitê Técnico de Mobilidade

Os membros do Comitê Técnico de Mobilidade da RMBH se reuniram nesta segunda-feira (8/8), na Cidade Administrativa do Estado, para conhecerem os detalhes do edital para contratação de empresa que irá elaborar o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A reunião foi conduzida pela diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão e a apresentação das informações gerais do edital 003/2016, incluindo os objetivos do Plano de Mobilidade da RMBH, suas etapas e projetos, ficou a cargo do subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Renato Guimarães Ribeiro. Ele informou que foram recebidas propostas de cinco consórcios para elaboração do plano e a fase, agora, é de habilitação dos interessados. A previsão é que o contrato com a empresa vencedora seja assinado em outubro. Com valor de R$ 4,43 milhões, o contrato tem prazo de execução de 15 meses.

A elaboração do PLAMOB vai levar em consideração todos os estudos já desenvolvidos sobre o assunto na região, para todos os modais de transporte. Um dos produtos a ser desenvolvido durante sua elaboração é a participação popular. Para isso, está prevista uma série de encontros com comitês técnicos, prefeituras e comunidades ao longo do processo.

O diretor de Obras e Projetos da Metrominas, Djaniro Silva, que participou pela primeira vez de uma reunião do Comitê de Mobilidade, falou sobre a oportunidade de adquirir uma compreensão geral da mobilidade com diversos atores unidos pelo mesmo objetivo. “Os participantes são de vários segmentos e os conhecimentos aqui adquiridos são vitais para os projetos que estamos desenvolvendo”, ressaltou.

Ao final da reunião, Flávia Mourão frisou a importância de todos os atores envolvidos, inclusive prefeituras, colaborarem com o fornecimento de informações locais para subsidiar a elaboração do Plano.  Para ela, a participação do Comitê Técnico de Mobilidade será fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos.