Diretora-Geral participa de debate da FGV Europe sobre logística e desenvolvimento econômico sustentável

A FGV Europe promoveu nesta quarta-feira (28/10), o webinar “Logística para o Desenvolvimento Econômico Sustentável”. No encontro, foram debatidos o uso inovador de infraestruturas de transporte, visando a diversificação econômica, e as experiências de transformação de infraestrutura nas regiões de mineração da Alemanha e do Brasil, tendo como exemplo, a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O webinar, que teve tradução simultânea português-inglês, contou com a participação da Subsecretária de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), Mônica Salles Lanna, da diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, do diretor executivo do Deutsche Bahn International Brasil, Peter Mirow, do diretor de Negócios, E&C, subsidiária do grupo alemão Deutsche Bahn, Gustavo Gardini, e do diretor-presidente do BH Airport, Marcos Brandão. O moderador do evento foi o economista sênior e coordenador da Iniciativa “Rumo a uma Transição Justa: uma Oportunidade para Minas Gerais”, da FGV Europe, Marco Savério Ristuccia.

Na ocasião, os palestrantes convidados apresentaram modelos de logística e mobilidade que dão suporte ao processo de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

A diretora-geral da Agência RMBH compartilhou as experiências de governança metropolitana vivenciadas em Minas Gerais. Mila apresentou ainda, um panorama histórico ao longo da constituição do órgão e ressaltou o trabalho técnico, que contribui efetivamente com o desenvolvimento econômico, logística, infraestrutura e mobilidade na RMBH. Por fim, Mila ressaltou a atuação do projeto Aerotrópole Mineira, gerido pela Agência RMBH, que evidencia o desenvolvimento do Vetor Norte e sua diversificação econômica.

A iniciativa de cooperação técnica bilateral “Rumo a uma Transição Justa: Uma oportunidade para Minas Gerais” pretende promover trajetórias de desenvolvimento sustentável em territórios de mineração no cenário global da transição energética, da inovação e da diversificação econômica. É uma iniciativa da Fundação Getulio Vargas, FGV Europe, do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha (AuswärtigesAmt) e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Para assistir o webinar “Logística para o Desenvolvimento Econômico Sustentável” na íntegra, clique aqui.