Diretora-geral da Agência RMBH toma posse no novo Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Tomaram posse no dia 18 de fevereiro, os novos membros do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep), que tem como presidente o Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, e como secretária-executiva, a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Michele Abreu Arroyo. A reunião foi realizada na sede do Iepha, em Belo Horizonte.

Órgão colegiado, deliberativo, subordinado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, compete ao Conep, entre outras responsabilidades, decidir sobre diretrizes, políticas e demais medidas relacionadas à proteção do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais.

Criado em 2008, o CONEP, além do presidente e do secretário-executivo, conta com 19 membros designados pelo governador do Estado, sendo esses representantes de secretarias de estado, Assembleia Legislativa, universidades, instituições, associações e organizações não governamentais e representantes da sociedade civil de notório saber e de experiência na área de patrimônio cultural. De acordo com seu regimento interno, o CONEP se reúne ordinariamente, uma vez por semestre, e, extraordinariamente, quando convocado por seu presidente ou por solicitação da maioria de seus membros.

Além do presidente e do secretário-executivo, o Conep é composto por quatro representantes de Secretarias de Estado, quatro da sociedade civil, detentores de notório saber e de experiência na área de patrimônio cultural e um membro de cada uma das seguintes instituições: Iepha-MG, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Iphan-MG, UFMG, UEMG, Instituto dos Arquitetos do Brasil-MG, Ordem dos Advogados do Brasil-MG, Associação Nacional de História-MG, Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, Associação Mineira de Municípios e Organização de Defesa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Composição 2020 – 2022

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

Titular: Thiago Tomaz de Souza Chaveiro

Suplente: Mila Batista Leite Corrêa da Costa

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Titular: Daniel dos Santos Gonçalves

Suplente: Marcela Vitoriano e Silva

Representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

Titular: Rodrigo Ferreira Matias

Suplente: Ana Luiza Camargo Hirle

Representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Titular: Deputado professor Wendel Mesquita

Suplente: Deputada Bosco

Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/13ª Superintendência Regional.

Titular: Daniela Lorena Fagundes de Castro

Suplente: Ulisses Vanucci Lins

Representantes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Titular: Maurício José Laguardia Campomori

Suplente: Flávio de Lemos Carsalade

Representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.

Titular: Raquel de Sousa Vianna

Suplente: Marcelina das Graças Almeida

Representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais – IAB/MG.

Titular: Leonardo Barci Castriota

Suplente: Débora da Costa Queiroz

Representantes da Associação Nacional de História – ANPUH/MG.

Titular: Angelo Adriano Faria de Assis

Suplente: Marcelo Santos de Abreu

Representantes da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais – ABRACOR.

Titular: Luiz Antônio Cruz Souza

Suplente: Alessandra Rosado

Representantes da Associação Mineira de Municípios – AMM.

Titular: Rodrigo Lázaro da Silva

Suplente: Thiago Ferreira de Oliveira

Representantes da Organização de Defesa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – ODEPAC-MG.

Titular: Rogério Stockler de Mello

Suplente: Filipe Oliveira Ávila Curi